Universidade Aberta

Para que a comunidade tenha acesso ao conhecimento científico e de extensão desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo, a UPFTV apresenta na sua programação o Universidade Aberta. O programa é produzido pelos estagiários do Núcleo de Jornalismo da AgeCom, coordenados pela Prof. Bibiana de Paula Friderichs.

Assista todas as segunda-feiras às 20h30min e as terça-feiras e quintas-feiras às 20h.

Abaixo os programas já produzidos:

O NAF – Núcleo de Apoio Contábil Fiscal é um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da UPF. O projeto atende microempresários individuais e entidades sem fins lucrativos. Os detalhes das atividades desenvolvidas no projeto, você confere nesse programa!

O corpo humano passa por diversas transformações ao longo da vida. As mulheres sentem estas transformações de maneira mais intensa, o caso da menopausa.

Suporte educacional, inclusão digital, atendimento à saúde e convivência comunitária são aliados ao esporte na UPF, através do projeto de extensão Atleta do Futuro, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, os detalhes das atividades desenvolvidas você confere neste Universidade Aberta.

A Faculdade de Medicina Veterinária da UPF desenvolve um projeto de pesquisa, com objetivo de monitorar a qualidade do leite através de uma diferente ferramenta. Os detalhes neste Universidade Aberta.

A fala da criança descreve singularidade enunciativa e se revela no discurso oral. A enunciação falada é a partir da qual, esta se constitui e é constituída explicando a forma que a enunciação se marca na língua. Na Universidade de Passo Fundo, o curso de Letras desenvolve um projeto de pesquisa que estuda através de monitoramento o discurso infantil e a singularidade de cada enunciação produzida pela criança.

As crianças necessitam desde cedo incentivo no aprendizado da leitura e da escrita. Com este objetivo, o curso de pedagogia da UPF desenvolve uma pesquisa que você pode conferir neste programa.

A responsabilidade social em empresas vai muito além de pequenas ações socais isoladas adotadas por estas. Responsabilidade Social é um conjunto de ações em que as empresas ou instituições se preocupam com seus funcionários, fornecedores e clientes, além de todo meio que está inserida como um todo. É sobre estas empresas, que o projeto de pesquisa “Representações sociais e a ideologia no discurso da responsabilidade social empresarial” da Faculdade de Administração da UPF estuda. Os detalhes, você confere neste programa.

Tecnologias e metodologias de inclusão digital, desenvolvida pelo curso de ciências da computação da UPF, chamada pesquisa guarda-chuva, devido aos diversos meios que a pesquisa aborda, como a robótica e a TV digital.

A Helicoverpa Armigera é uma lagarta responsável por muita dor de cabeça há produtores, e pesquisadores. A primeira vez que se ouviu falar dela, foi na safra de 2012, apesar de pesquisadores admitirem que ela já esta no país há mais tempo. A praga é tema de um projeto de pesquisa da Faculdade de Agronomia da UPF.

Em 1988 o Brasil sofreu uma importante mudança no cenário politico com a nova constituição. O voto direto para cargos nacionais, estaduais e municipais além de o cidadão passar a ter papel ativo no processo de administração, tendo o posto de fiscalizador do trabalho dos governantes. Assunto parte do projeto de pesquisa “O tratamento histórico do Poder Local e as políticas públicas” da faculdade de Direito da UPF.

Oficinas de educação estética e arte terapia realizadas em Dharamsala no norte da Índia, conhecida também como centro de exilados tibetanos, fazem parte do projeto de pesquisa “Estudos sobre processos educativos estéticos e interculturalidade” do programa de pós-graduação em educação da UPF. As oficinas foram realizadas com pessoas de diversas nacionalidades que passavam pelo local, e exilados tibetanos.

Cuidar da saúde não é só responsabilidade dos médicos. Conhecer mais sobre o funcionamento do seu corpo é fundamental para prevenir doenças. Um projeto da UPF, intitulado “Saúde no Rádio” leva até o publico diferentes tipos de informações com respeito à saúde, usando diferentes plataformas. Além do rádio que da o nome ao projeto, utiliza também meios como programas de vídeos e a fotografia.

Oportunizar acadêmicos e a comunidade a aprimorar a língua inglesa através de aulas e oficinas ministradas por acadêmicos do curso de letras da UPF, é parte do projeto Autonomia e Letramento.

Mini usina para tratamento de resíduos de remédios. Uma alternativa sustentável e ecologicamente correta.

Estudo de plantas nativas com potencial ornamental para uso em jardins.

Analise de possíveis doenças na carne de frangos de corte.

Estimulo da memória de pessoas idosas através do uso de tablets.

Métodos de espionagem na fronteira platina no século XVIII

Efeito do exercício aquático para pacientes com problemas cardíacos.

Métodos de aprimoramento docente desenvolvido por professores e estudantes da UPF.

Técnicas de descontaminar os solos, frente do trabalho de pesquisa Birremediação de Solos.

Apanhado geral do desenvolvimento das pesquisas estudadas na Universidade de Passo Fundo. Pesquisas essas, que beneficiam professores, alunos e comunidade em geral.

A seca e alternativas do uso da água em periodos de escassez. Dessanilização das águas do aquífero guarani para uso como água potável.

As organizações familiares e a rotina moderna de trabalho. Vamos falar da maneira como as pessoas organizam e projetam o futuro. E não é nada fácil administrar perspectivas não é mesmo? Uma pesquisa da Universidade de Passo Fundo estuda a dinâmica das transformações da carreira na contemporaneidade e suas implicações no estilo de vida.

Você já parou para pensar em como será seu envelhecimento? No dia a dia possui tempo para cuidar da saúde, praticar o lazer e ficar com a família? Um projeto de pesquisa da UPF estuda como o trabalho e os processos de viver e envelhecer podem implicar no trabalho decente e o envelhecimento ativo dos trabalhadores brasileiros.

Aprendemos, desde pequenos, que uma boa higiene bucal é necessária para uma boca saudável e livre de doenças. Já a adolescência é considerada um período que determina a saúde e a qualidade de vida da população. Por isso essa fase da vida ganhou uma atenção especial de um professor e acadêmicos do curso de Odontologia da UPF, que realizaram um estudo nas escolas de Ensino Médio de Passo Fundo.

Com mais de vinte mil pessoas circulando por dia e com consumo de energia comparado ao de um município pequeno, não é à toa que a UPF é tachada de cidade universitária. Este consumo vem aumentando conforme o Campus vai se expandido. O desafio é buscar alternativas para redução deste gasto, e a solução pode estar na gestão ambiental e na arquitetura sustentável. É disso que trata uma pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPF.

Você já sentiu ou conhece alguém que reclama de dores na face? O problema, de nome complicado, pode ser a disfunção temporomandibular. Ela afeta os músculos da mastigação causando dor crônica facial. Um projeto da Faculdade de Odontologia da UPF estudou a influência do fator emocional emocional stress na incidência da doença. A pesquisa foi feita com universitários da instituição em diferentes estágios da vida acadêmica.

O Sorgo Sacarino é uma espécie parecida com a cana, possui grande adaptação climática e que está sendo estudado como um possível substituto para a produção do Etanol e do próprio açúcar. Qual a viabilidade de implantação nas propriedades rurais? Assista no Universidade Aberta.

O envelhecimento populacional impõe novos desafios para a ciência. As expectativas para os próximos anos do aumento do numero de pessoas idosas no Brasil. E como as novas tecnologias podem auxiliar na reabilitação de idosos, é tema de pesquisa desenvolvida pelo programa de pós-graduação em envelhecimento humano aqui da UPF. As reportagens e a entrevista e os processos e as avaliações desta pesquisa.

Os baixos estoques de trigo no mercado tem elevado o custo da farinha, e como consequência, o custo do pão, que desde o começo do ano aumentou cerca de 20%.  Na época do inverno, quando a colheita da soja termina, e antes da vinda de uma nova cultura, é o azevém que “invade” as plantações. A gramínea, que também é utilizada como pastagem, interfere principalmente nas culturas de inverno, como o trigo, que é a matéria prima da farinha. Como o azévem pode interferir na mesa do consumidor e a importância de desenvolver formas de controle.

A leitura nos convida a acompanhar a trajetória dos vários personagens de um livro. O cotidiano deles, os caminhos percorridos, as paisagens visitadas. E foram os cenários do nosso estado que inspiraram autores de romances gaúchos, que inspiraram também pesquisadores da faculdade de Letras da UPF. A pesquisa se propôs a estudar a relação entre Literatura e Geografia. O projeto estuda alguns romances de nossa literatura e traça mapas que representam a trajetória do personagem no decorrer da história.

O que a religião e a cultura podem ter em comum? Um projeto de pesquisa da Universidade de Passo Fundo estuda a religião no contexto sócio cultural em Passo Fundo. Como o projeto é realizado, os jornais que são estudados para chegar a determinadas conclusões.

Oferecer dados que mostrem a dimensão produtiva na região nordeste do Rio Grande do Sul. E a partir deles, proporcionar para empresas públicas ou privadas uma dimensão do potencial para investir recursos e apostar em novos empreendimentos. Esta é a ideia de uma pesquisa da faculdade de Ciências Contábeis da UPF.

Conflitos, protestos e a terra em jogo. Essa é a realidade de 15 pontos estudados pelo Projeto de Pesquisa da UPF: Mediações nos Conflitos Agrários no Norte Gaúcho. De um lado quilombolas e indígenas e de outros produtores rurais. O Universidade Aberta dessa semana foi até a cidade de Mato Castelhano e Gentil para ouvir os dois lados do paralelo. Também conversamos com a fundação nacional do índio para saber sobre o futuro das demarcações de áreas.

Quem não fica preocupado com a falta de cuidado e o abandono dos animais?  E quem não gosta de ver um animal bem cuidado e livre de doenças, principalmente o melhor amigo do homem? Um projeto de pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo estuda a incidência de doenças parasitárias em cães atendidos no Hospital Veterinário da UPF.

Dois times, muitos jogadores, milhares de torcedores. Esse é o cenário do futebol hoje em Passo Fundo. Depois de seis anos a cidade tem um time de volta à série A do Gauchão e de quebra tem outro disputando a vaga na divisão de acesso ao campeonato. Em comemoração aos bons ventos o UniAberta apresenta um projeto de pesquisa realizado aqui na UPF que faz parte desta história.

Um projeto da Universidade de Passo Fundo pesquisa como o processo de reprodução por estacas das mudas de erva mate pode otimizar a produção. Esse método garante plantas mais saudáveis e com um padrão genético que permite medir, antes mesmo da muda crescer, o potencial produtivo.

Uma pesquisa que quer saber como os profissionais egressos do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UPF estão se saindo no mercado. Desempenho profissional, oportunidades e perspectivas deste perfil formado na academia.

O cinema, como arte, entretem, mas ao mesmo tempo, cumpre a sua função de provocar questionamentos nos espectadores. Um projeto de pesquisa da Universidade de Passo Fundo aceitou o desafio de estudar as formas de representação do ser humano por meio do cinema.

Centenas de candidatos devem prestar vestibular para o curso de Engenharia Civil no Vestibular de Inverno da UPF neste mês. Ele é um dos primeiros na lista de mais concorridos. Quando iniciarem as aulas os novos acadêmicos irão se deparar com uma novidade; são números, equações, análises e softwares que ganham uma nova dimensão através de um projeto da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF. A pesquisa ajuda o acadêmico no aprendizado de estruturas diversas.

O Acervo Josué Guimarães está alocado na Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo. O caminho que este acervo bibliográfico e pessoal foi percorreu, foi reunido e remonta a história do autor, jornalista e político.

A cuidado com a estética e os dentes mais brancos se tornaram um hábito. A procura e a oferta de métodos clareadores se tornaram populares e cresce também a preocupação com a maneira que são feitos.  Esse é o tema deste programa, um projeto da UPF que pesquisa sobre clareamento dental na Faculdade de Odontologia.

As formas como as pessoas veem os garis. Os preconceitos envolvidos nas relações de trabalho na sociedade. Um projeto de pesquisa da UPF se preocupou com a invisibilidade social destes trabalhadores. Enquanto recolhem toneladas de lixo pelas ruas de Passo Fundo, eles enfrentam o clima, o cansaço e, muitas vezes, o preconceito. As reportagens e a entrevista você acompanha em uma pesquisa que recebeu o Prêmio Impacto Social na Mostra de Iniciação Científica de 2012 da UPF.

A expectativa de vida tem aumentado significativamente nos últimos anos. Viver mais e em boas condições é o tema do Universidade Aberta, e as casas de longa permanência são o foco da pesquisa. Você sabia que nem todos que moram nesses lugares estão debilitados ou idosos? O dia-a-dia nestas instituições e as condições oferecidas, você acompanha neste programa.

Algumas doenças ameaçam a produtividade da soja. Uma das mais comuns é a ferrugem asiática. Uma pesquisa realizada aqui na Universidade de Passo Fundo buscou encontrar alternativas para controlar essa doença. Outra proposta é a de fornecer ao produtor informações quanto ao momento exato de aplicação do fungicida.

Uma história de amor envolvente e que acabou ficando no inconsciente de todos os gaúchos.  Os protagonistas: Manuela de Paula Ferreira e Giuseppe Garibaldi. Porém, um amor conturbado e que não pode se concretizar por causa da Revolução Farroupilha. Essa história está presente em vários livros de autores diferentes e a curiosidade em entender como cada autor retrata o casal levou um aluno e uma professora do curso de Letras da UPF a pesquisar o amor de Manuela e Garibaldi sob diferentes pontos de vista.

Desde a invenção da lâmpada elétrica a humanidade busca aperfeiçoar as tecnologias de iluminação artificial. Muitas delas geram altos gastos de energia e colocam a saúde do homem em risco. A iluminação em LED pode se tornar uma alternativa nesta área.  Para conhecer essa nova tecnologia e desenvolver um método que economize ainda mais energia, uma pesquisa foi feita na UPF.

A aprendizagem exige atenção, persistência e boa vontade. É nos primeiros anos escolares que inicia o longo caminho de aprendizado. Mas nessa fase em que tudo é novidade, fatores externos com a relação familiar podem interferir no processo. Um dos dados revelados pelo curso de Psicologia da UPF é que a maioria das dificuldades de aprendizagem está ligada ao desvio de atenção. O objetivo do grupo é definir estratégias de diagnóstico para a saúde integral de crianças e adolescentes. Saiba mais sobre esse estudo no Universidade Aberta.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. E juntamente com a expansão da cultura aumenta também a intensidade de doenças. Uma delas é o mofo-branco da haste, que pode matar a planta. Para conhecer melhor o ciclo desta doença e desenvolver métodos eficazes para evitá-la, sem causar danos ao meio ambiente, uma pesquisa é feita pelo curso de Agronomia da UPF. Assista o Universidade Aberta e saiba mais.

Quem consome a linhaça regularmente garante que se tem resultados positivos. Mas para saber quais são os reais efeitos do consumo, o curso de Nutrição da UPF testa o produto em dietas com e sem a linhaça. O principal objetivo é saber como ela interfere no perfil lipídico no organismo, ou seja, em alterações de colesterol e triglicerídios, por exemplo. Acompanhe o programa Universidade Aberta e saiba mais sobre os resultados desta pesquisa.

O crescente aumento do consumo de energia é uma grande preocupação em todo o mundo. O o desafio é buscar alternativas para redução deste consumo. A solução pode estar na gestão ambiental e na arquitetura sustentável. É disso que trata uma pesquisa da faculdade de arquitetura e urbanismo da UPF, que propõe a adequação da estrutura dos campi da universidade de acordo com a sustentabilidade.

A música está presente nos mais diferentes momentos e espaços da sociedade. E apesar de muitas vezes estar ligada à diversão e descontração, ela também pode ser um instrumento educacional. Neste ano a música passou a fazer parte do ensino nas escolas, juntamente com as demais artes. Buscando entender melhor as questões que envolvem o ensino da música e desenvolver recursos pedagógicos, uma pesquisa é desenvolvida aqui na UPF.

Você já se automedicou? E depois de tomar algum medicamento, sabe onde descartar? Uma pesquisa da UPF busca levar até crianças jogos educativos sobre o uso racional e o descarte correto de medicamentos e avaliar se as atividades modificaram os hábitos da família. Acompanhe o Universidade Aberta e saiba mais sobre esta pesquisa.

Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que já sofreu violência doméstica. Apesar da Lei Maria da Penha estar em vigor, os casos de agressão ainda são preocupantes. Para conhecer a realidade regional que envolve essa questão, um estudo é feito por professores e alunos do curso de direito da UPF.

A spirulina é uma microalga que possui inúmeros nutrientes necessários ao organismo. Ela também pode ser utilizada no meio ambiente. Um grupo de pesquisadores da faculdade de engenharia da UPF estuda a aplicação da spirulina como auxiliadora na descontaminação do solo e também na área da alimentação, como emulsificantes.

De tempos em tempos ouvimos nos noticiários alguém falar em TV Digital. Mais um avanço da tecnologia que está prestes a chegar em nossas casas. Certamente ela vai melhorar a qualidade do som e das imagens que assistimos. Mas não é só isso. A grande novidade da TV Digital fica por conta da interatividade. Com essa possibilidade, o sujeito diante da tv deixa de ser mero receptor para se tornar colaborador na produção do conteúdo que será veiculado.  Pensando nessa novidade e nos benefícios que ela pode trazer no processo de educação, o grupo de estudo e pesquisa em inclusão digital da UPF desenvolve uma pesquisa. Também está em desenvolvimento um software para interatividade no Programa Mundo da Leitura da UPFTV.

Os idosos constituem o segmento que mais cresce na população brasileira. Estudos sobre as condições e determinantes da saúde do idoso são fundamentais para subsidiar políticas de saúde voltadas a essa população. Diante desta necessidade, um grupo de alunos e professores da UPF está pesquisando quais são as características e as condições de saúde dos idosos de Passo Fundo.

O uso de crack continua a atrair novos usuários apesar dos graves problemas, como a criminalidade e efeitos físicos e psíquicos devastadores. Entre as várias consequências no organismo do usuário, está o comprometimento dos pulmões. E para aumentar o conhecimento desses efeitos nocivos, um grupo do curso de Fisioterapia da UPF desenvolve uma pesquisa.

Você já parou pra pensar que o envelhecer é construído ao longo da vida e começa ainda na infância? Pensar na velhice ativa e bem sucedida requer que se pense também em hábitos saudáveis em todas as fases do ciclo vital. Acompanhe a pesquisa do curso de Enfermagem da UPF que trata da importância dessa consciência e como tem sido a mudança no conceito de envelhecer.

Dificuldade em se relacionar com outras pessoas, pouco contato visual, repetição de palavras ou frases. Essas são algumas características do portador de autismo. Para ampliar as possibilidades no processo de aprendizagem destas pessoas, um grupo de pesquisadores da upf participou do desenvolvimento de um sistema de comunicação alternativa. Acompanhe o Universidade Aberta e saiba como funciona este sistema.


Ter qualidade de vida é importante para o desempenho de atividades em qualquer profissão. Na área da saúde, isso se torna ainda mais fundamental, pois os profissionais têm a responsabilidade de promover a saúde da sociedade como um todo. Toda essa formação inicia já na faculdade, quando os alunos têm uma intensa rotina de estudos e atividades práticas. A UPF desenvolve um estudo para entender os fatores que influenciam na qualidade de vida dos estudantes de Medicina.

Além dos veículos comerciais, produzidos por profissionais e destinados ao público em geral, existem os meios de comunicação comunitária. A presença desse tipo de mídia em Passo Fundo foi tratado pelo Programa Universidade Aberta, pois é tema de uma pesquisa da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. Saiba mais sobre os resultados assistindo ao vídeo.

Quem nunca mascou chiclé? Mais de 18 milhões de unidades são vendidas todos os dias no Brasil. O país é o terceiro maior chicleteiro do mundo com 57 mil toneladas produzidas por ano. Mas você já parou para pensar em todos os aspectos que este hábito envolve? Entender o que leva os universitários a mascarem chiclé e saber como fazem o descarte foi o objetivo de uma pesquisa da UPF.

Organizações administradas por famílias são comuns na região e refletem em índices econômicos. Para entender essa dinâmica gerencial, um estudo é feito pela UPF. A iniciativa é de um grupo de professores e alunos da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.

Uma pesquisa da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF busca desenvolver métodos para melhorar a gestão da propriedade rural e a renda do agricultor. Acompanhe!

O curso de Agronomia da UPF desenvolve um projeto de resgate e propagação de frutíferas nativas, que pretende localizar e resgatar exemplares com características excepcionais como frutos com tamanho acima da média. Saiba mais assistindo ao Programa Universidade Aberta.

 

O uso de biodiesel como fonte alternativa de combustível aumentou nos últimos anos, devido à preocupação com a poluição ambiental causada pelos combustíveis fósseis. Porém, podem acontecer vazamentos no transporte de biodiesel e contaminar o solo. Pensando nisso, estudos são realizados na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF, para avaliar o nível de degradação do solo, causado pelo Biodiesel. O trabalho também busca encontrar alternativas para diminuir estes impactos. Acompanhe o Universidade Aberta que tratou sobre esta pesquisa.

 

Desenvolver métodos que diminuam impactos ambientais são cada vez mais objeto de pesquisas científicas. Na UPF, um estudo busca resultados que otimizem a liberação de íons de metais tóxicos na natureza. A indústria galvânica prepara produtos como peças de carro e utensílios domésticos. Porém, estes materiais acabam gerando substâncias que precisam sofrer alterações para não prejudicar o meio ambiente. Professores e alunos do programa de iniciação científica do curso de química testam materiais alternativos.

 

Os organismos vivos que habitam o planeta precisam de um espaço adequado para completar seu ciclo natural. Essa preocupação é levada em conta por uma pesquisa da Universidade de Passo Fundo. Além de conhecer a diversidade de anfíbios e répteis da região do planalto médio do Rio Grande do Sul, o grupo também busca saber as consequências dos impactos ambientais na vida desses seres. Saiba mais assistindo ao Programa Universidade Aberta.

Como as cidades do futuro podem se tornar mais socialmente justas, sustentáveis e acessíveis? Isso é o que pretende responder uma pesquisa da UPF que analisa o planejamento e sustentabilidade de cidades médias. O trabalho é da faculdade de engenharia e arquitetura e envolve alunos e professores na coleta e análise de dados. O Programa Universidade Aberta falou sobre isso. Acompanhe!

Você sabia que a arte pode ser uma ferramenta de ressocialização? E que trabalhos com pintura, desenho e costura podem ajudar pacientes com dificuldades intelectuais? Em Passo Fundo, este trabalho é realizado com pacientes com distúrbios mentais e já alcança bons resultados. Acompanhe na reportagem produzida pelo núcleo experimental de jornalismo da Agecom, em parceria com a UPF TV.

Compreender o mundo a partir de diferentes pontos de vista. Isso é o que propõe a ideia de multidisciplinaridade. Em Passo Fundo, uma iniciativa une profissionais e acadêmicos das áreas da saúde e educação. A intenção é auxiliar no desenvolvimento de pessoas com um olhar de desenvolvimento pessoal, não apenas vendo um paciente doente, mas alguém que precisa de atenção sob todos os aspectos. O programa Universidade Aberta tratou desta pesquisa.

 

Uma bactéria presente em muitos alimentos e que pode levar à morte. Dor de barriga, náuseas, febre, dor de cabeça e diarreia são alguns dos sintomas da salmonela. Se você costuma consumir carne mal passada, fique alerta… O risco de contrair a doença é ainda maior nesses casos. Saiba mais no Programa Universidade Aberta que tratou sobre este assunto.

 

Alunos e professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF desenvolvem um campo experimental em busca da melhoria da produtividade de soja. Acompanhe o Universidade Aberta sobre este assunto:

Uma pesquisa da Universidade de Passo Fundo estuda a angiostrongilíase abdominal. A doença é transmitida ao ser humano através da ingestão de alimentos contaminados, que podem causar sérios problemas ao sistema digestivo. Saiba mais no Programa Universidade Aberta:

 

Resíduos das dezenas de indústrias de pedras de soledade tornaram-se matéria prima para a produção de asfalto ecologicamente correto. Acompanhe a pesquisa desenvolvida pela UPF:

 

Orientações para que os pequenos empresários possam melhorar seus empreendimentos. Assim pode ser caracterizado o Projeto Negócio a Negócio, desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Universidade de Passo Fundo através de professores e alunos da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEAC. O Programa Universidade Aberta da UPF TV exibiu a iniciativa:

 

Pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UPF sobre a Segregação do Trigo.

BLOCO 1

BLOCO 2

 

Pesquisa desenvolvida no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG) juntamente com o Mestrado em Educação, sobre Inclusão Digital.

BLOCO 1

BLOCO 2

 

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da UPF (FEAC) sobre os Gases do Efeito Estufa.

BLOCO 1

BLOCO 2

 

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Direto da UPF, sobre o Estatuto da Cidade.

BLOCO 1

BLOCO 2

 

Universidade Aberta: Produção de bebida láctea com sólidos recuperados do leite 

O enxágue por osmose inversa, obervado no Centro de Estudos e Pesquisas em Alimentação da UPF, é uma alternativa analisada para a produção de bebida láctea com sólidos do leite recuperados. A pesquisa é coordenada pelo professor Vandré Barbosa Brião, com a colaboração de alunas do curso de Engenharia de Alimentos.

 

Universidade Aberta: Efeito dos agentes clareadores sobre a dureza superficial, estrutura química e cor de materiais restauradores

O professor Álvaro Della Bona, da Faculdade de Odontologia da UPF, orienta um projeto sobre a ação dos agentes clareadores na arcada dentária.

 

Universidade Aberta: Ensino de Física nas séries iniciais

O ensino de Física nas séries iniciais é o objeto da pesquisa coordenada pela professora Cleci Teresinha Werner da Rosa, do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da UPF.

 

Universidade Aberta: Diagnósticos e Diretrizes para Acessibilidade no Campus I da UPF

Discutir a acessibilidade no campus I da UPF. Este é o objetivo da pesquisa coordenada pela professora Eliane Panisson, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF.

 

Universidade Aberta: Saúde e educação de pessoas idosas na era da informação

As tecnologias de comunicação e a interação nos processos de intervenção e reabilitação são avaliadas em uma pesquisa desenvolvida na UPF. O professor Adriano Pasqualotti, coordenador do Mestrado em Envelhecimento Humano, orienta o projeto que visa a saúde e a educação de pessoas idosas na era da informação.

 

Universidade Aberta: Manejo sustentável de solo em Microbacia Hidrográfica com exploração leiteira da região da produção

A exploração leiteira da região da produção, a partir do manejo sustentável de solo em microbacia hidrográfica, é o tema da pesquisa desenvolvida na Faculdade de Agronomia da UPF, sob a coordenação do professor Edson Campanhola Bortoluzzi.

 

Universidade Aberta: Avaliação de propriedade físico-hídricas de solos sob plantio direto

Avaliar as propriedade físico-hídricas de solos sob o plantio direto. Este é o objetivo da pesquisa coordenada pelo professor Vilson Antônio Klein. O projeto é desenvolvido na Faculdade de Agronomia da UPF.

Controle seletivo de Haemonchus contortus em ovinos de corte
Efeitos do treinamento combinado
Segurança de barragens
Uso racional de medicamentos
Policultivo de peixes

 

Resíduos