NEXJOR faz cobertura multimídia em tempo real de 10 horas


Online, vídeo, áudio, infográficos e redes sociais: as 10 horas de cobertura do Vestibular de Inverno da UPF foram um aquecimento para os cinco dias de cobertura do maior evento literário do país em agosto

Dez horas de cobertura ininterrupta multimídia para o maior vestibular de inverno da história da Universidade de Passo Fundo – mais de 6500 inscritos. A experiência do último sábado, 25 de junho, foi um ensaio para uma cobertura ainda maior a ser realizada dentro de dois meses pela equipe do Núcleo Experimental de Jornalismo da AGECOM. A proposta adotada pelos professores do Núcleo foi a de inserir os alunos do Núcleo em uma cobertura totalmente idealizada e realizada por eles de forma multimidiática: em áudios, vídeos, fotos, acompanhamento em tempo real nas redes sociais da Universidade, através do Twitter e do Facebook, fotos panorâmicos em 360º e com a utilização de infográficos desenvolvidos através do Prezi. Junto ao deságio das plataformas, a necessidade de rapidez e trabalho constante.

Com uma equipe composta por 3 professores e 11 alunos, em 10 horas de cobertura foram feitas 40 postagens no blog oficial do Vestibular de Inverno, também desenvolvido dentro do próprio Nexjor usando a plataforma WordPress. Toda a alimentação do blog, edição de imagens, vídeo e áudio foi feita na sala de imprensa montada pelo DTI da Universidade para o dia da cobertura.A concentração dos cursinhos pré-vestibulares, as dicas de última hora dos professores, a avaliação dos candidatos sobre as provas e a expectativa dos pais que acompanharam os vestibulandos foram alguns destaques ao longo do sábado. A cobertura contou ainda com a gravação de boletins em vídeo para o canal do Youtube e entradas com boletins ao vivo para rádios da região, além de infográficos com dados do concurso, previsão do tempo e fotos panorâmicas do Campus I.

Você pode conferir o resultado acessando o blog do vestibular, conhecendo o canal do YouTube criado para a cobertura, o site oficial do núcleo e galerias de fotos da cobertura.

O grande desafio, no entanto, está previsto para a última semana de agosto, quando o NEXJOR fará a cobertura em tempo integral e multimídia da 14ª Jornada Nacional de Literatura, envolvendo os alunos em 5 dias de cobertura durante manhã, tarde e noite. Nos dias 8 e 9 de julho, os alunos ainda farão a cobertura, nos mesmos moldes da realizada no último dia 25, para o 1º Rallye Nacional de Passo Fundo.

[nggallery id=60]