Início do Diário de um Peregrino #JMJ

Durante a próxima semana você acompanhará aqui no site da NEXJOR  vivências da Jornada Mundial da Juventude. O encontro, que acontece no Rio de Janeiro, reunirá cerca 26 nacionalidades e têm previsto a participação de 2 milhões de jovens. E eu, Guilherme Cavalli, estarei relatando minhas vivências,  catequeses,  encontros com o Papa Francisco na Jornada, para que você faça parte dessa festa católica, mesmo que esteja acompanhando pela telinha do seu computador, a centenas de quilômetros.

Em meu “Diário de um Peregrino”, você encontrará informações  sobre as visões da Igreja espalhadas pelo mundo. Relatos de grupos de jovens que vêm juntando moedas, vendendo cachorro-quente e pastel, para poder estar em comunhão com a Igreja Jovem, que, durante estes dias, fará do Rio a sua casa. Buscarei histórias de peregrinos que atravessaram o mundo para professar sua fé em comunidade, trazendo detalhes de sua espiritualidade,  vida em grupo e comida típica, tudo como um festival cultural.

Como um itinerário do Cristão, percorrerei os pontos de maior vivência da fé:  oratórios, Igrejas, trilhas, salas de cinema, teatros, buscando compartilhar como a diversidade que se faz  unidade na utopia dos Católicos. Estarei na Feira Vocacional para trazer detalhes únicos de discernimento, música e convívio. Quais são as motivações, histórias desses jovens?  O que leva uma pessoa a vir de outro país para chegar ao Rio de Janeiro? Ou atravessar o Brasil com uma mochila nas costas? Qual são as variadas expectativas dos jovens em relação ao papado de Francisco? Essas e outras perguntas me moverão para escrever o “Diário de um Peregrino”. Acompanhe. Viva a Jornada Mundial da Juventude pelo portal Nexjor.

Me despeço agora, neste texto, para pegar minha mochila e me juntar a multidão de jovens.

Saiba mais sobre a #JMJ

A JMJ tem como origem os encontros realizados entre os jovens e o Papa João Paulo II nos anos de 1984 e 1985, culminando com a primeira edição da Jornada em 1986, em Roma. O evento, acontece em um intervalo de dois ou três anos, é voltado para os jovens da Igreja Católica de todo o mundo, e, segundo a igreja, tem o objetivo de divulgar a palavra de Cristo.

Esse ano a JMJ está na sua 28ª edição, irá acontecer entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro. Seu lema é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Será a primeira vez que o Papa Francisco irá participar da JMJ como pontífice. Durante os dias da Jornada serão realizados vários eventos culturais, catequeses, palestras, eventos centrais e atos extraordinários.

Visite o site oficial da JMJ e confira toda a programação e mais informações: http://www.rio2013.com/pt