Tecnologias: como eram e como são

De fato, é praticamente impossível imaginar o mundo de hoje sem computadores e celulares. Quase a totalidade da população tem um aparelho celular no bolso e um computador de mesa ou um notebook super moderno em casa. Mas como essas tecnologias surgiram? Como elas eram quando foram desenvolvidadas?

O CELULAR

No inicio ele servia só para falar, e jogar “snake”, claro. Hoje se pode fazer tudo com um celular. Ele serve tanto para te acordar de manhã, quanto para te dar a localização do restaurante mais próximo do lugar onde você está.

1470393_218358718335678_373826199_n

COMO ERA: O primeiro dito “aparelho de celular” foi criado pela Ericsson em 1946. O modelo era enorme, pesava cerca de 40 quilos e só podia ser usado quando instalado em carros. O primeiro celular comercializado no mundo foi fabricado em 1973 pela Motorola, pesava quase um quilo e tinha 25cm de altura por 7cm de largura. Foi com ele que Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da Motorola, realizou a famosa primeira ligação.  Já no Brasil, o primeiro modelo de celular a ir para as lojas foi o Motorola PT-550.

COMO É: Foi lançado esse mês mais o novo modelo de um dos smartphones mais populares do mundo, o iPhone. O 5S  tem leitura biométrica, ou seja, você pode usar sua digital para o desbloqueio. O que, em 1973, ninguém imaginava era que algum dia, numa tela de quatro polegadas, você pudesse não só falar com pessoas que estão longe mas ter o mundo na mão, acessar todos os sites, e se conectar com quem quer que seja onde quer que seja enviando fotos, arquivos, músicas e etc. Essa tecnologia custa hoje nada menos do que R$ 2.799,00. Que mudança em 40 anos, né?

O COMPUTADOR

No ENIAC, o programa era feito rearranjando a fiação em um painel, o primeiro “cérebros eletrônicos”

No ENIAC, o programa era feito rearranjando a fiação em um painel, o primeiro “cérebros eletrônicos”. E sim, ele ocupava uma sala inteira.

COMO ERA: O primeiro computador foi construído pelo engenheiro alemão  Konrad Zuse, em 1936. Na época, o protótipo foi desprezado pelo governo alemão com a desculpa de que ele não poderia ser usado na guerra. Pura falta de visão, porque, enquanto os alemães desprezavam o invento, os Estados Unidos trabalhavam durante a Segunda Guerra para desenvolver os computadores atuais. E conseguiram. O computador  Harvard Mark I ocupava 120m³ aproximadamente e conseguia multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Quanta tecnologia! Um projeto semelhante foi desenvolvido pelo Exército Americano, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC).

COMO É: Os computadores tem sistemas processadores superpotentes, com placas de vídeo que possibilitam que jogos sejam rodados perfeitamente. Chegam a ter Discos rígidos com capacidade de armazenamento de 3TB. Em 1936 ninguém poderia imaginar, mas hoje, é possível você carregar toda essa tecnologia na mochila. Os notebooks mais modernos não ficam para trás em relação aos computadores tradicionais com CPU.

[stextbox id=”custom” caption=”As principais características do primeiro computador (ENIAC)”]

-Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros.

-Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e

-Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.

[/stextbox]