Conheça o projeto “Rua da Arte”

Maicon Luiz dos Santos

Maicon desenha desde pequeno

No dicionário a palavra arte é definida como o “modo de expressar o que é belo, a beleza das coisas”. Na prática, os modos de expressar essa beleza das coisas são diversos. Começam desde a antiguidade com a pintura, passam pela escultura, arquitetura, teatro e poesia, entre outros. Desse modo, o artista constrói sua arte buscando demonstrar emoções, ideais e sua percepção diante dos fatos.

A jornada de um artista desde a idealização até a execução de uma obra é, na maioria das vezes longa. Requer incentivo e estímulo. É pensando dessa maneira que o curso de Artes Visuais Bacharelado da UPF traz uma nova proposta para os corredores da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC). O projeto “Rua da Arte” vai, além de decorar a FAC, estimular os alunos a produzir material fora da sala de aula.

A ideia foi da coordenadora do curso de Artes Visuais, professora Ma. Mariane Loch Sbeghen. A sugestão do nome do projeto partiu dos próprios acadêmicos, conta a professora. Os alunos do Bacharelado em Artes Visuais que serão os responsáveis por produzir o material que estará exposto estão apenas no segundo nível. Para Mariane isso os incentiva, além de aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula. “É o papel do professor motivar essas iniciativas. Representa um complemento ao aprendizado”, lembra.

Primeira exposição

Fã de filmes e séries desde pequeno, o acadêmico Maicon Luiz dos Santos é o responsável pela primeira exposição do projeto “Rua da Arte”. Utilizando a técnica do grafite, ele desenhou seus personagens de filmes e séries favoritos. “Gosto muito de ver filmes e séries, e tentei expressar os personagens principais nos desenhos”, comenta Maicon.

O material foi produzido no período de 2012 até 2014. O estudante conta que desenha há bastante tempo, e que foi isso que o motivou a cursar Artes Visuais. “Eu sempre gostei de desenhar. Sempre fazia dos filmes que eu gostava. Tinha alguns guardados há bastante tempo”, comenta.

Foto-Cinara Crestani - Nexjor_FAC UPF _3

Don Vito Corleone, personagem de “O Poderoso Chefão” é um dos preferidos de Maicon

Animada com os materiais produzidos pelos alunos, a professora Mariane faz questão de lembrar que o material foi produzido pelo estudante em casa, sem ajuda técnica por parte de algum professor. Maicon foi o primeiro. Uma lista organizada pelos alunos determinará quem será o próximo. Fotos, desenhos, esculturas e os mais diversos materiais artísticos serão expostos. A cada 15 ou 20 dias a FAC terá novidades, a “Rua da Arte” invadirá seus corredores.