O amor materno através da amamentação

O leite materno é o melhor alimento para o desenvolvimento do bebê, pois tem ação imunizante, que protege o bebê de diversas doenças. A amamentação é o primeiro contato afetivo entre a mãe e filho, trazendo benefícios para a saúde de ambos.

Por Juliana Zanatta e Lucas de Costa França

“Amamentar é um ato de amor”. É com esta frase que a enfermeira materno-infantil que atua há mais de quatro anos no Hospital São Vicente de Paulo, Francielle Bonkevich, define a amamentação. Nesta segunda parte do especial você vai acompanhar como é feito o primeiro contato do bebê com o peito da mãe, as dificuldades, o jeito correto de amamentar, segurar, e ainda como é o funcionamento do lactário do hospital, em uma conversa com a especialista Francielle. Acompanhe.

Ao contrário da realidade dos hospitais de Passo Fundo, na Santa Casa de Misericórdia, hospital de Porto Alegre, as mães que produzem leite em excesso, podem fazer a doação do mesmo para outros bebês que não puderam receber o leite materno de suas mães. Na Santa Casa, qualquer mulher que esteja amamentado, com bastante leite no peito e que seja saudável, pode doar. Para ser doadora é necessário realizar um cadastro junto ao Banco de Leite Humano, levando seus exames do pré-natal para avaliação. Após a coleta, o leite é analisado físico, químico e microbiologicamente, passando pelo processo de pasteurização, posteriormente será utilizado para os bebês internados.  No hospital, bebês internados na neonatologia, cujas mães não produzem leite em quantidade suficiente ou não podem amamentá-los são os que recebem o leite das doadoras, sendo que a maior parte destes bebês são prematuros.

Número de nascimentos no HSVP no ano de 2015. ( Arte Roger Calderan/ASCOM/HSVP)

Número de nascimentos no HSVP no ano de 2015. ( Arte Roger Calderan/ASCOM/HSVP)

Francielle conta que existem mães que acreditam em muitos mitos e preconceitos quanto à amamentação, mas que reforça que seu papel e das demais enfermeiras é orientar, tirar dúvidas, tranquilizar e mostrar que toda mãe tem leite e que mesmo sendo, por vezes, um momento delicado, todas as mães podem dar de mamar para seus filhos. A especialista em amamentação, conta que muitas mães são determinadas e dizem que não abrem mão desse momento único. Porém, muitas delas, acabam se convencendo mentalmente de que não vão conseguir amamentar seus filhos. A partir do incentivo que recebem das enfermeiras, elas acabam percebendo a importância deste leite para a criança, e acabam retornando ao hospital para agradecer ao apoio e ensinamento dados pela equipe de enfermagem.

No HSVP, logo após o nascimento, todas as mamães recebem um treinamento para amamentar, acompanhe a seguir como é esse primeiro contato da mãe com seu filho.

Em Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), registrou um aumento nos nascimentos no ano de 2015. Ao todo foram 3228 nascimentos no último ano, 0,9% a mais que em 2014 quando nasceram 3199 bebês. De 2010 para cá, o número de nascimentos no HSVP aumentou aproximadamente 24%. Veja os dados completos a seguir:

Na sequência do nosso especial, você vai acompanhar o ponto de vista de um pediatra e de uma nutricionista sobre a importância da amamentação, para a mãe e para o bebê.Fique de olho!