Uma visão sobre a atual política internacional

Estevão de Rezende Martins é Professor Doutor na Universidade de Brasília e na noite de 21 de março ministrou a Aula Magna em homenagem aos sessenta anos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e da Faculdade de Educação (Faed), com a temática “A Conjuntura Internacional: problemas e desafios da atualidade”. Ao falar sobre o tema discutido na noite, Estevão foi claro: “Eu pensei em exemplificar o campo da conjuntura com um tema que assusta, impressiona e preocupa o campo da contemporaneidade”Diversas vezes, durante a palestra, ele ressaltou que o assunto é de extrema importância e infelizmente, ainda é pouco abordado dentro das salas de aula e em outros debates.

Estevão intitulou sua palestra como “O mundo está a se endireitar?”, para chamar atenção ao cenário político atual e, durante a Aula Magna, colocou em pauta algumas consequências sociais perceptíveis ultimamente.

“A gente usa a palavra ‘endireitar’ para dizer que as coisas estão ficando direitas, mas eu coloquei as aspas exatamente para refletir sobre a situação política em âmbito mundial”, disse o Professor.

Ele também ressalta que todos os profissionais devem estar sempre atentos a situação social que está sendo colocada em prática pelos políticos e que as pessoas não devem se auto-censurar.

“Não podemos censurar ou excluir as nossas ideias. Temos que  saber lidar com elas dentro da realidade de nossa conjuntura política atual”.

 Além dos alunos e professores dos cursos de Filosofia, História, Letras, Psicologia, Secretariado Executivo, Design de Moda, Pedagogia e Serviço Social, também estiveram presentes no evento o diretor do IFCH, Edison Casagranda, a diretora da Faed, Eliara Levinski e os vice-reitores de Administração, Agenor Dias de Meira Júnior e de Graduação, Rosani Sgari. A vice-reitora comentou também sobre a importância das unidades homenageadas ao dar início a Aula Magna.

“Manifesto em nome de toda reitoria o orgulho que sentimos destas duas extraordinárias e imprescindíveis unidades de ensino que alavancaram e contribuíram sobremaneira com a educação superior, sua expansão e qualificação, não apenas no município de Passo Fundo, mas em toda região, estado e meio nacional”.