Como estudar a magia do teatro

Aprendizado e diversão: duas coisas que os participantes da “Oficina Teatro de Rua” puderam levar para casa no final da tarde do dia 03/04. De estudantes do ensino fundamental até atores profissionais, a Oficina ministrada pelas atrizes Vera Parenza e Roberta Darkiewtiz, do grupo Oigalê proporcionou integração e troca de experiências entre os integrantes. O evento faz parte da VII Mostra Sesc de Teatro.

Para Stefany Menegaz, de 14 anos, a Oficina ajuda a entender cada vez mais o universo do teatro: “É muito legal, nós estamos trabalhando bastante a atenção que a gente tem que ter, os movimentos e isso é muito importante quando a gente tá fazendo teatro. Dar a atenção para a platéia e saber a reação deles por algo que
fizemos é muito bom”. Para Catherine Mistura, de doze anos, a experiência está sendo enriquecedora. A menina, que sonha em ser atriz e frequenta o teatro na escola há três anos, está muito empolgada com o evento: “Eu to achando muito legal, a gente se diverte bastante. Dá pra conhecer gente nova, pessoas diferentes da gente, eu acho realmente muito legal ter isso aqui na cidade”. Já Matheus Comin, de 14 anos, além de falar que está gostando muito da Oficina, ressalta a importância da VII Mostra Sesc de Teatro na cidade de Passo Fundo: “Eu acho muito importante, porque moramos no sul e por aqui isso não está sendo muito motivado ultimamente. E as pessoas precisam de um pouco mais de cultura aqui. Então essa semana tá trazendo um pouco mais de cultura na nossa vida e a oficina é um exemplo disso, que tá mostrando que a gente precisa disso na nossa vida e que é uma coisa boa, apesar de muita gente não incentivar”.

Ana Marques, que é atriz e produtora no grupo “Teatro Depois da Chuva”, também participou da Oficina. Ela fala sobre a importância de um evento tão educativo para os futuros atores:

Eu acho que é muito legal essa mistura, essa troca que a gente tem. Tinha eu e mais alguns colegas que são atores, que vivem de teatro e tinham pessoas que estavam iniciando, estudantes de teatro ou de teatro amador que ainda não tinham troca de experiência, o que é muito legal, é muito importante. E elas trouxeram um trabalho que vale pra todo mundo: tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência, que sempre é bom renovar e estar se exercitando cada vez mais.

Para quem está iniciando neste mundo, Ana dá algumas dicas: “Não se deslumbre muito e tenha foco. Vá atrás, faça oficinas, descubra que linha você quer seguir, faça um pouco de tudo para ir se encontrando e conhecendo. Depois que o bichinho do teatro te pega, é difícil fugir. Se descobrir que é isso que você quer, vá atrás, estude!

As atrizes e oficineiras, Vera e Roberta, conversaram sobre o Grupo Oigalê com o Nexjor. A entrevista você confere no vídeo abaixo:

 

A VII Mostra Sesc de Teatro acontece dos dias 31/03 até 09/04, em diversos locais da cidade de Passo Fundo. Para saber o lugar e a hora das atrações, basta entrar no site do evento.