Uma semana no maior jornal do país

Por Camila Pellin

Já imaginou passar uma semana dentro do jornal Estado de São Paulo participando de palestras e debates sobre temas atuais e todos voltados para o jornalismo? Sim, é possível. A Semana Estado de Jornalismo ocorreu entre os dias 25 e 28 de setembro e abordou temas como desafios da eleição, empreendedorismo, mulheres na mídia, programação no jornalismo, podcast, bastidores da reportagem e outros inúmeros assuntos.

Participaram cerca de 320 estudantes de jornalismo de dez universidades do país, do Norte ao Sul. Da UPF, estavam inscritas, eu, que estou cursando o 4º semestre do curso e Sabrina Tagliari, do 2º semestre. Ficamos sabendo da Semana Estado pela coordenadora do curso, professora Maria Joana Chaise, fizemos a inscrição e os contatos para compra de passagens e reserva de hotel. Nem foi tão difícil assim! O difícil foi segurar a expectativa, contando os dias para chegar lá.

A Semana Estado de Jornalismo é uma parceria com o Santander. Além das palestras, quem participa da semana, com 100% de frequência, tem a possibilidade de concorrer ao prêmio Jovem Jornalista do Santander, que está na 13ª edição. Tivemos cinco dias após o término no evento para elaborar uma reportagem com o tema: Iniciativas por uma sociedade mais plural e inclusiva. Os seis selecionados terão seu texto publicado no site do Estadão e ganharão um notebook. Dentre esses seis, o vencedor ganhará uma bolsa de estudos de seis meses na Universidade de Navarra, na Espanha e sua reportagem será publicada no jornal impresso do veículo. A minha reportagem inédita já foi encaminhada, só preciso esperar o resultado. A FAC-UPF já foi premiada uma vez, com o texto de Vinicius Coimbra, que passou seis meses na Espanha.

Voltando as nossas atividades na Semana Estado, além das palestras, participamos de dois workshops, um sobre pauta e lead e outro sobre programação no jornalismo. Também fizemos uma visita no Estadão, na redação, que conta com 400 jornalistas e na área de impressão dos jornais. Pude conhecer e conversar com a coordenadora dos cursos de trainee do Estadão e da Semana Estado de Jornalismo, Carla Miranda, além de ter uma palestra com o editor do Estadão Dados e presidente da Abraji, Daniel Bramatti, gerente de jornalismo da rádio CBN, Thiago Barbosa, editor de multimídia do Estado, Emanuel Bomfim e muitas outras figuras do jornalismo com muita experiência e histórias para contar.

Ter a possibilidade de estar em uma capital, em dos maiores veículos do país, em contato com colegas de curso e de profissão, foi uma experiência incrível. Novas perspectivas, aprendizados e vivências. Fica a dica: vale muito a pena participar! Com certeza você vai sair de lá muito diferente de como entrou.