Música e educação pela cidade

Curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF realiza apresentações gratuitas em diferentes palcos de Passo Fundo

Alunos do curso de Música apresentam os trabalhos desenvolvidos em diversos locais da cidade (Foto: Lucas Santos)

Entre os dias 21 de novembro e 14 de dezembro o curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação promove uma série de recitais pela cidade de Passo Fundo. Ao todo, são oito recitais, em seis locais diferentes, com oito professores envolvidos e diversos gêneros musicais apresentados. O coordenador do curso, professor Me. Alexandre Saggiorato, afirma que o objetivo dos recitais é mostrar o que os professores e alunos desenvolveram ao longo do semestre. “Nós produzimos ao longo do semestre e agora é o momento de mostrar isso para a comunidade”. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

O coordenador Alexandre Saggiorato acredita que a experiência de ir além da Universidade é muito positiva (Foto: Lucas Santos)

O professor explica que em vários dos recitais, o músico fala sobre o compositor e o tipo de música que apresentará, tornando o recital didático. “Temos que tentar criar novos públicos, fazer com que as pessoas entendam um pouco mais a música, que não é só uma música de entretenimento, no sentido lúdico e que ela pode ser também educativa e conscientizadora. Acredito que o papel da música é bem maior e a gente precisa mostrar isso para Passo Fundo”, destaca Saggiorato.

Os primeiros eventos ocorreram nos dias 21, 22 e 23 de novembro. O primeiro foi o recital de Formatura do curso de Bacharelado em Piano, no auditório da Escola Notre Dame. No dia 22, o SESC Passo Fundo ficou lotado para o concerto do grupo de percussão da FAC/UPF. E na sexta-feira (23/11), o Trio do egresso Rodrigo Massif apresentou um recital de jazz no auditório da Biblioteca Central da UPF.

O grupo de percussão da FAC/UPF lotou o SESC Passo Fundo na última quinta-feira (22/11)  (Foto: Lucas Santos)

Fique ligado

Nesta terça-feira, dia 27, o curso de Música irá até o Teatro Municipal Múcio de Castro. A apresentação começa às 20h. Mas é claro que a Faculdade de Artes e Comunicação não está de fora do roteiro das apresentações. No dia 30 de novembro o recital da Disciplina Prática de Conjunto ocorre no Atrium da unidade, durante o intervalo.

No mês de dezembro, serão realizados três recitais. O primeiro, no dia quatro, é o recital de Bacharelado em Canto, com o acadêmico  Eduardo Santos, no auditório da Biblioteca Central da UPF. Na quinta-feira, 13 de dezembro, haverá o Concerto de Natal da UPF, que contará também com grupos artísticos da UPF. O evento será na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, às 20h. O último recital será no dia 14 de dezembro, no auditório da Biblioteca Central da UPF. Será a Formatura do Curso de Bacharelado em Violão, com o aluno Marcos Antônio Casanova Junior, às 20h.

FAC como geradora de cultura

A diretora da FAC destaca o papel da unidade como produtora cultural (Foto: Bruna Scheifler)

A diretora da FAC, Dra. Bibiana de Paula, destaca o papel dos recitais e da unidade como geradores de cultura. “A FAC é um grande polo gerador de cultura, mas não adianta produzirmos e as pessoas não terem acesso”. A professora afirma ainda que esses recitais permitem o acesso dos moradores de Passo Fundo ao que é desenvolvido no curso. “É possibilitar que as pessoas de Passo Fundo tenham acesso a produção do curso de Música, a qualidade dos músicos que estamos formando e possam contribuir de alguma forma com a formação de um público que aprecie música clássica, e com isso ser um polo irradiador de cultura”.