Momento Patrimônio – Universidade Aberta

Assim como disse a historiadora Emília Viotti da Costa, “Um povo sem memória é um povo sem história”. E, muitas vezes, nossas memórias devem ser preservadas para que nossa história não seja perdida. Em setembro de 2018, boa parte da história brasileira foi destruída pelo fogo que consumiu a Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Neste ano, mais um incêndio ameaçou as histórias da humanidade, com o fogo que consumiu parte da Catedral de Notre-Dame. Com isso, quanto mais cuidarmos e resguardarmos nossos patrimônios e monumentos, mais histórias teremos guardadas. E é isso que o Projeto de Extensão ‘Momento Patrimônio’, faz, pesquisa, cataloga e guarda as memórias de patrimônios espalhados por todo o sul do Brasil mas, principalmente, aqui em Passo Fundo. O projeto é coordenado pela professora Ironita Policarpo Machado. Mas, algumas histórias estão com cada cidadão, em suas memórias. Na reportagem, mostramos essas histórias que, muitas vezes, são mais importantes para aqueles que vivem elas, os moradores.

Você sabe o que é o tombamento de um monumento histórico? Não? Então, confere o quadro ‘Fique Sabendo’ para descobrir e saber como se tomba um patrimônio.

O programa é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quintas, às 22h. Se você quiser ver o programa que abordou o Projeto de Extensão ‘Momento Patrimônio’, que tem a coordenação da professora Ironita Policarpo Machado, clique aqui.