A experiência da criança na linguagem: a aquisição das regras de conversação – Universidade Aberta

O processo de aprendizagem da linguagem é longo e necessita de muita atenção. O momento da primeira palavra do bebê é muito marcante para os pais e importante para a criança. Os sons também são uma forma de comunicação que se iniciam muito antes das palavras formadas. Seja por meio de sons, risos e até mesmo por meio do choro, a criança está sempre se comunicando. Na UPF, existe um projeto de pesquisa que tem como objetivo entender e analisar como a criança, desde muito cedo, estabelece a sua comunicação com as pessoas que vivem ao seu redor. O projeto ”
“A experiência da criança na linguagem: a aquisição das regras de conversação” é coordenado pela professora Marlete Sandra Driedrich. Na reportagem, conhecemos a Maria Luísa de 3 anos de idade, que contou sua primeira história através de um áudio pelo WhatsApp para seus colegas e para sua professora.

Após o nascimento de uma criança, uma das maiores expectativas dos pais é em relação as primeiras palavras de seu filho (a). Mas, geralmente, as primeiras palavras de uma criança estão relacionadas ao dia-a-dia dela, ou seja, provavelmente será “papai ou mamãe”. Porém, uma dessas palavras é dita com mais facilidade pelos pequenos. Vem descobrir no quadro Fique Sabendo.

O programa Universidade Aberta é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quintas, às 22h. Se você quiser ver o programa que abordou o Projeto de Pesquisa “A experiência da criança na linguagem: a aquisição das regras de conversação”, que é coordenado pela professora Marlete Sandra Driedrich, clique aqui.