Balcão do Trabalhador – Universidade Aberta

Os números são assustadores. Sete brasileiros perdem a vida todos os dias em acidentes de trabalho no Brasil, totalizando uma média de 2.500 mortes a cada ano no país. Esses números alarmantes colocam o Brasil na quarta posição mundial em relação a quantidade de mortes, perdendo apenas para a China, os Estados Unidos e a Rússia, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho. Essas estatísticas demonstram que o Brasil ainda carece de uma política de prevenção mais abrangente e eficaz, que seja capaz de mobilizar tanto funcionários como também empregadores de todos os estados do país para essa causa. E é do curso de Direito da UPF que vem um projeto de extensão que busca proporcionar ao cidadão mais conhecimento sobre as relações de trabalho. O projeto de extensão Balcão do Trabalhador, visa incentivar a melhor qualidade de vida do trabalhador, conscientizando e informando a sociedade sobre às normas de direito do trabalho. Pioneiro no segmento nas Universidades Comunitárias do Brasil de forma voluntária, o Balcão do Trabalhador proporciona a integração da Universidade de Passo Fundo com o poder público e a comunidade nas demandas que envolvem relações de trabalho. O projeto é coordenado pela prof. Maira Angélica Dal Conte Tonial.

Se os dados acidentários durante o período de trabalho são assustadores no Brasil, no Rio Grande do Sul não é diferente. O Estado está em quarto no ranking de acidentes de trabalho no Brasil. E a cidade também tem números apavorantes. Confere na reportagem.

Os acidentes de trabalho podem gerar perdas não só humanas mas, monetárias. Tanto para empresa, como para o Estado, os acidentes trazem grandes déficit. Se liga no quanto o Brasil vem gastando com a previdência por conta dos acidentes, no quadro Fique Sabendo.

O programa Universidade Aberta é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quintas, às 22h. Se você quiser ver o programa na íntegra, que abordou o Projeto de Extensão “Balcão do Trabalhador”, que é coordenado pela professora Maira Angélica Dal Conte Tonial, clique aqui.