Pesquisa Desenvolvimento de Produtos e Processos para a Indústria de Alimentos – Universidade Aberta

Hoje, o Brasil é referência mundial em produção de alimentos. E são muitas as culturas que o país aparece na liderança do ranking como maior produtor. Café, citros e carne são alguns desses exemplos. Grande parte desse sucesso do país na área de produção de alimentos se deve à pesquisa. Porém, quando se trata de produzir alimentos para uma população mundial que não para de crescer, novos avanços são necessários. Aumentar a produção em áreas cada vez menores, prolongar a durabilidade dos alimentos e diminuir as doenças nas culturas são alguns desses desafios. Mas, além da quantidade, um dos principais problemas que a pesquisa enfrenta é o de manter a qualidade desses alimentos. E é com o objetivo de contribuir para o avanço científico e tecnológico, desenvolvendo produtos e processos para a indústria de alimentos, que um projeto de pesquisa da UPF vem trabalhando. O projeto de pesquisa Desenvolvimento de Produtos e Processos para a Indústria de Alimentos é o tema do Universidade Aberta de hoje. É coordenado pelo professor, doutor em Engenharia Química, Vandré Barbosa Brião. A produção de alimentos e bebidas caseiras tem grande participação na produção alimentícia do nosso Estado. As agroindústrias tem se profissionalizado cada vez mais. Confere só na reportagem.

Você sabe o que é uma agroindústria? Segundo dados da Embrapa, elas representam hoje, no Brasil, cerca de 5,9% do PIB do país. Se liga no quadro Fique Sabendo.

O programa Universidade Aberta é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quintas, às 22h. Se você quiser ver o programa na íntegra, que abordou o Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento de Produtos e Processos para a Indústria de Alimentos”, que é coordenado pelo professor Vandré Barbosa Brião, clique aqui.