Sucessão Rural – Universidade Aberta

Você sabe de onde vem o alimento que está em sua mesa todos os dias? A agricultura familiar é responsável por boa parte da produção pecuária em nossa região. De cada dez alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros, sete vêm de propriedades pequenas, mantidas por mão de obra familiar. Apesar da importância do setor, os produtores enfrentam muitos desafios, entre eles, o da permanência do jovem no campo. O projeto de extensão “Sucessão Sural” busca incentivar à pecuária bovina, que pode auxiliar a manter o jovem no campo. Projeto coordenado pelo professor, mestre em reprodução animal, João Ignácio do Canto. Porém, por mais que existam poucos jovens no campo, ainda existem exemplos que podem incentivar outros jovens a continuar no campo. E são esses exemplos que são trazidos na reportagem abaixo:

Você sabia que a população idosa nas áreas rurais aumentou de 2006 para cá, enquanto a população jovem reduziu? De acordo com o Censo Agropecuário 2017, cerca de 15 milhões de pessoas moram no campo. Apenas 276.319 tem idade menor do que 30 anos, representando 5% do total. Confere esses mais números no quadro Fique Sabendo.

O programa Universidade Aberta é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quintas, às 22h. Se você quiser ver o programa na íntegra, que abordou o Projeto de Extensão “Sucessão Rural”, que é coordenado pelo professor João Ignácio do Canto, clique aqui.