Avaliação de uma Composição Musical para Melhorar a Qualidade de Sono de Pessoas Idosas com Insônia – Universidade Aberta

Quem não gosta de ter uma boa noite de sono? Dormir e no outro dia, acordar, descansado e  com todo gás é o que todo mundo busca. Além de mais disposição, o sono de qualidade é fundamental para nossa saúde. Porém, nem todo mundo consegue adormecer numa boa. Mais de 11 milhões de brasileiros, por exemplo, tomam remédios para dormir. Só que quando falamos em dormir bem, não necessariamente estamos falando em dormir muito. Quanto mais velhos ficamos, por exemplo,  menos tempo precisamos dormir. Ou seja, o mais importante é a qualidade e não a quantidade. E é pensando na qualidade do sono de pessoas com mais idade, que um projeto de extensão da UPF, que faz parte do programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, está buscando fórmulas para melhorar a qualidade do sono de pessoas idosas, uma delas, é a composição de uma música capaz de relaxar e garantir um sono restaurador. O projeto Avaliação de uma Composição Musical para Melhorar a Qualidade de Sono de Pessoas Idosas com Insônia foi desenvolvido a partir de uma pesquisa, orientada pelo professor Adriano Pasqualotti e cooerientada pelo professor Cassiano Mateus Forcelini. A música foi composta pelo músico Samir Longoni Hatem. Mas, existem várias formas adotadas para se ter uma boa noite de sono. Confere algumas delas na reportagem abaixo:

Que quanto mais velhos ficamos, mais tempo precisamos dormir você já sabe. Mas, sabe quantas horas você deve dormir? Ou seu filho, irmão ou sobrinho? Se liga no Fique Sabendo.

O programa Universidade Aberta é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quintas, às 22h. Se você quiser ver o programa na íntegra, que abordou o Projeto de Pesquisa “Avaliação de uma Composição Musical para Melhorar a Qualidade de Sono de Pessoas Idosas com Insônia”, que é coordenado pelo professor Samir Longoni Hatem, clique aqui.