Gestão da inovação em produtos ambientalmente sustentáveis – Universidade Aberta

Inovação é uma das palavras de ordem na economia atualmente. É quase uma unanimidade dizer que para crescer é preciso inovar. Porém, cada vez mais vem se entendendo que a prática da inovação deve estar aliada ao compromisso ambiental e social. É o que chamamos de desenvolvimento sustentável, que é aquele que consegue atender às necessidade s da atual geração sem comprometer a existência das gerações futuras. É possível dizer que hoje a competitividade das empresas está na capacidade delas empregarem tecnologias e métodos mais avançados para que a gestão seja sustentável. Isso irá reforçar, inclusive, a imagem da marca no mercado e, com isso, garantir mais rentabilidade.

De acordo com pesquisa realizada pela tetra pak, em 2017, 56% dos brasileiros prefere adquirir produtos sustentáveis. Mas será que você, aí de casa, tem entendimento sobre a relação entre inovação e sustentabilidade? Um projeto aqui da UPF vem analisando os processos de decisão dos consumidores e sua relação com meio ambiente. Além disso, o projeto estuda o desenvolvimento de produtos orientados à inovação sustentável. O projeto de pesquisa “gestão da inovação em produtos ambientalmente sustentáveis” é coordenado pela professora doutora Janine Fleith de Medeiros. E com a grande preferência dos consumidores por produtos sustentáveis, diversas áreas estão inovando neste quesito. E quando se fala em sustentabilidade, uma das coisas que andam junto com ela é a arte. Arte e sustentabilidade para inovar.   

Mas, o que de fato é um produto sustentável? Descobre no quadro Fique Sabendo.

O programa Universidade Aberta é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quintas, às 22h. Se você quiser ver o programa na íntegra, que abordou o Projeto de Pesquisa “Gestão da inovação em produtos ambientalmente sustentáveis”, que é coordenado pela professora Janine Fleith de Medeiros, clique aqui.