Superação: secretariado vai à escola – Universidade Aberta

Ser estudante do ensino médio e fundamental também é pensar no mercado de trabalho. Mas com pouca ou nenhuma experiência, fica difícil para o jovem saber como planejar-se profissionalmente. Foi por conta desse obstáculo que o curso de Secretariado Executivo da UPF decidiu ajudar esses alunos. É por meio do projeto de extensão “Super’Ação: secretariado vai à escola”, que os graduandos do curso desenvolvem atividades práticas, em escolas estaduais e municipais, com o intuito de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Coordenado pela professora Josete Passamani Stocco, o projeto também visa a inclusão social e a qualidade de vida profissional de alunos das escolas municipais e estaduais de Passo Fundo, o projeto trabalha com atividades de cunho prático, como, por exemplo, oficinas e palestras que ensinam desde como preparar um currículo até como comunicar-se em uma entrevista de emprego. Mas o problema do jovem na hora de procurar um emprego não passa apenas pela má comunicação ou pelo fato de não saberem fazer um currículo. Muitas vezes, o medo atrapalha na busca por um emprego. Se liga na reportagem produzida por nós.

Em 2017, dois a cada 10 jovens entre 14 e 25 anos não tinham emprego. Confere mais números da taxa de desemprego dos jovens no Brasil, no quadro Fique Sabendo.

O programa Universidade Aberta é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quartas, às 22h. Se você quiser ver o programa na íntegra, que abordou o Projeto de Extensão “ Super’Ação: secretariado vai à escola”, que é coordenado pela professora Josete Passamani Stocco, clique aqui.