Brinquedoteca universitária: laboratório de aprendizagens lúdicas – Universidade Aberta

Você se lembra do que mais gostava de brincar quando era criança? Ou do primeiro brinquedo que ganhou? Provavelmente você nunca parou para pensar quem criou a boneca, a pipa ou a bola de gude. Os brinquedos se tornaram comuns no dia a dia da criança, mas o que não percebemos é o quanto esses objetos podem contribuir para que nos tornemos adultos melhores. O programa “Brinquedoteca universitária: laboratório de aprendizagens lúdicas’’ oferece espaços vivos e dinâmicos para estudos, reflexões e aprendizagens do brincar.  O programa é coordenado pela professora Rosana Coronetti Farenzena. Atualmente, as brincadeiras e os brinquedos mudaram bastante. A tecnologia tem dominado a preferência das crianças desde cedo. Mas até onde isso pode ser benéfico para elas? Confere na reportagem.

E qual a história do brinquedo? Quais foram os primeiros objetos usados para brincar? Essa história começa láá atrás, na civilização antiga. Confere no quadro Fique Sabendo.

O programa Universidade Aberta é produzido por nós, do NEXJOR, em parceria com a UPFTV e vai ao ar nas segundas-feiras, às 20 horas, com reprises nas terças, às 20h30min, e quartas, às 22h. Se você quiser ver o programa na íntegra, que abordou o Projeto de Pesquisa “Berçário de Hackers”, que é coordenado pela professora Rosana Coronetti Farenzena, clique aqui.