Crise é um termo que tornou-se presente em várias partes do mundo. Por conta disso, em vários países, reajustes precisaram ser feitos em distintos setores, um desses setores é o da previdência social. Em diferentes países se falou que a previdência precisava ser reformulada. E é esse contexto do qual o Brasil faz parte. As mudanças são gradativas, a maioria delas ainda pretende alcançar o limite mínimo dentro de alguns anos. Confira a seguir como funciona as idades e o tempo para a aposentadoria no exterior:

Estados Unidos
A idade mínima para se aposentar, que era de 66 anos em 2014, subirá para 67 anos até 2027. As condições para entrar no benefício dependem dos anos de contribuição, com mínimo de 10 anos. Também é possível antecipar a aposentadoria para os 62 anos, mas com recebimento do valor parcial, ou adiar até os 70 anos com algum acréscimo.

França
A reforma foi realizada no ano de 2010 e previu a idade mínima entre 60 e 62 anos ainda para 2017. Contudo, nesse caso, o valor recebido seria parcial. E para obter o valor integral a idade mínima deve ser de 67 anos até 2023.

Dinamarca
Não há tempo mínimo de contribuição, mas o valor do benefício leva em conta os anos de pagamento no mercado de trabalho. Atualmente a idade mínima sairá de 65 anos para 67 anos até 2022.

Itália
A idade mínima na Itália subirá para 67 ainda neste ano. Desde maio de 2017, os contribuintes podem antecipar a aposentadoria. Um benefício conhecido como Ape (anticipo pensionistico) pode ser acionado por quem tiver pelo menos 63 anos. Porém, quem antecipa sofre uma redução de 5% do valor total por ano adiantado. Também é preciso ter 20 anos de contribuição.

Portugal
A idade mínima é de 66 anos, com mínimo de 15 anos de contribuição.

Espanha
A idade mínima também aumentou de 65 para 67. Esse aumento cresce gradativamente desde 2013 e pretende-se que chegue a uma estabilização até 2027. É possível se aposentar com 35 anos de contribuição.

 Japão
A idade mínima é 65 anos, para quem contribuir por pelo menos 40 anos.

Argentina
A idade mínima para se aposentar é 60 anos para a mulher e 65 anos para os homens. Além disso, é preciso ter contribuído por 30 anos. O valor do benefício é definido a partir de uma média entre os últimos 10 anos.

Chile
As idades definidas para a previdência são as mesmas que para a Argentina, porém, a única diferença é que o contribuinte pode, mesmo aposentado, continuar trabalhando e recebendo seu salário.

Colômbia
A idade aumentou de 60 para 62 anos para homens e de 55 para 57 para mulheres.

Grécia
Desde 2012, a idade mínima é 67 anos tanto para homens quanto para mulheres, enquanto a contribuição mínima é de 40 anos. No ano de 2020 os cálculos serão reajustados de acordo com a expectativa de vida da população.

Modelos de Previdência
Existem modelos de previdência, os principais são o de repartição e o de capitalização. O de repartição, que é o seguido pelo Brasil e pelos demais países citados aqui, funciona da seguinte maneira: a atual geração de trabalhadores que contribui para o INSS está automaticamente pagando para a última geração de trabalhadores, no caso, a atual geração de aposentados. É uma roda intermitente onde a geração de trabalhadores atual contribui para a geração de aposentados atuais. A crise se instala quando o número de aposentados cresce mais do que o número de trabalhadores. O cálculo é simples, se houver mais aposentados do que trabalhadores, faltará dinheiro para pagar os aposentados e, faltando dinheiro, o governo será forçado a pedir empréstimos, formando uma grande dívida para o país.

E é a partir dessa dívida que uma reforma da previdência começou a ser pensada ainda no governo de Michel Temer. Entenda mais sobre a reforma no link.

O outro modelo é o de capitalização que, de forma bem simplificada funciona como uma previdência privada onde o trabalhador guarda certa quantia e, quando estiver em idade para se aposentar, retira o valor que arrecadou até aquele momento.

por
Andréia de Lima e Emanuel Vieira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*