A alergia é um problema que atinge uma grande parcela da população. Ela é uma resposta do organismo ao se deparar com substâncias estranhas. A imunoglobulina, proteína presente no sangue, identifica alguma coisa diferente e, acreditando que esse invasor é perigoso, fixa-se a esse agente e libera imediatamente a histamina, substância relacionada aos sintomas alérgicos. As reações alérgicas ocorrem quando essas substâncias são inaladas, ingeridas ou colocadas em contato com a pele. A alergia pode também ser hereditária. Estima-se que de 20 a 25% da população tenha algum tipo de alergia. Com a chegada do inverno esse problema se agrava. Durante os dias mais gelados, as pessoas procuram ficar dentro de casa com portas e janelas fechadas para evitar a entrada do ar gelado. Além disso, muitas pessoas se aglomeram diariamente em ambientes fechados, seja no ônibus, na escola, no trabalho ou no shopping e esse tipo de ambiente favorece a transmissão de vírus e bactérias.

De acordo com a World Allergy Organization, no mundo todo, de 30 a 40% da população possui doenças alérgicas. Asma e rinite são as mais comuns durante esta estação do ano. Segundo dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) a asma afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por aproximadamente 400 mil internações e ainda cerca de 2 mil óbitos. A rinite alérgica tem relação próxima com a asma. Dados indicam que 78% das pessoas com asma têm rinite alérgica.

Várias medidas simples podem ser tomadas para minimizar essas alergias uma delas é tirar as roupas de lã e cobertores do armário. O vestuário de inverno costuma ficar dentro do guarda-roupa por um ano inteiro e, quando é retirado, está cheio de bolores, fungos e outras substâncias causadoras de alergia que ficam em suspensão no ar por muito tempo. Antes de serem usadas, o ideal é que as roupas de inverno sejam bem lavadas, depois, deixar secando ao sol e, finalmente, passar a peça com ferro quente. O próprio guarda-roupa também deve ser limpo. Mesmo no inverno é muito bom arejar os ambientes abrindo janelas e limpando-os com frequência.

Andréia de Lima e Emanuel Vieira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*