Running in the winter.

A estação mais fria do ano está chegando e os cuidados com a pele, alimentação e saúde devem ser intensificados

 

O início do inverno neste ano ocorre no dia 21 de junho para o hemisfério sul e no dia 22 de dezembro para o hemisfério norte. A origem da estação está associada ao período do ano conhecido como solstício, que se manifesta tendo dias e noites com durações diferentes que ocorrem em razão da iluminação desigual que os hemisférios recebem pelo sol. Desse modo, de um lado é verão e do outro é inverno.

No Brasil, o inverno se manifesta de maneiras distintas entre as regiões. Na região Sudeste do Brasil, o inverno é caracterizado pelas temperaturas amenas, com noites mais longas que os dias.  As temperaturas mais baixas são registradas na região sul do país e em algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste o clima se torna seco e pouco frio. Mais ao Norte e Nordeste as características da estação são pouco percebidas.

As baixas temperaturas anunciam a transição do outono para o inverno. Tempo de aproveitar o sol e tirar os casacos e cobertores mais quentes do fundo do guarda-roupa. O inverno é conhecido pelo frio, neblinas e geadas que castigam o meio ambiente.

A estação mais fria do ano também é conhecida pelos efeitos causados no corpo humano. Desde gripes até lábios rachados, o frio afeta a qualidade de vida das pessoas e, apesar de ser diferente nas diversas regiões do país, alguns cuidados podem ser tomados por todos.

A hidratação do corpo é necessária tanto nas outras estações quanto no frio. Como a necessidade de ingerir líquidos está ligada majoritariamente ao calor e a sede, as pessoas “esquecem” de tomar água durante o inverno. Como perdemos peso durante essa estação, é importante mantermos a hidratação em dia, porque além de auxiliar no bom funcionamento dos órgãos, beber água também ajuda a manter os cabelos e a pele hidratados, pois no inverno a pele fica mais seca, o que causa desconforto. O indicado é a ingerir ao menos dois litros de água por dia.  

Além de beber bastante água, o uso do protetor solar é muito importante para a saúde da pele. Apesar de muitas vezes o céu estar nublado, os raios UV (ultra violetas) estão sempre presentes. É importante aplicar o protetor solar na pele todos os dias, no rosto e no pescoço. Os raios UV não são um problema apenas para a pele, mas podem também acelerar problemas como catarata e degeneração macular relacionada à idade.

O oftalmologista Antonio Vaccaro Filho comenta que o cuidado com os olhos durante a estação que antecede o inverno e durante o inverno deve ser intensificada, pois acaba proporcionando doenças como alergias e infecções oculares, além da síndrome do olho seco. Orienta também que deve-se manter os olhos lubrificados e protegidos. “Piscar os olhos com mais frequência quando estiver na frente de aparelhos eletrônicos e usar o óculos de sol, mesmo com o tempo nublado, auxiliam a melhorar o cuidado com os olhos”, orienta o médico.

O ar seco acaba sendo uma das principais características dessa estação, mas para o Dr. Antonio a conjuntivite ainda é a maior preocupação. “Com o tempo mais frio, as pessoas acabam se aglomerando em locais fechados, evitando tomar muita água e lavar as mãos, isso acaba facilitando o contágio da conjuntivite”, lembra ele. O médico ainda ressalta que é importante ter álcool em gel sempre em mãos, o que dificulta o contágio. “Caso sinta qualquer incômodo nos olhos, como vermelhidão, visão borrada, lacrimejamento ou coceira procure um especialista”, orienta o oftalmologista.

Deixar os ambientes ventilando também é importante para evitar o contágio de vírus como a gripe, por exemplo. A aglomeração de pessoas em um único ambiente com uma ventilação inadequada é um prato cheio para os vírus, que se propagam rapidamente.

Além dos cuidados com a pele, hidratação e raios solares, o cuidado com a alimentação é importante. As baixas temperaturas são um convite para a ingestão de refeições muito calóricas, que tendem a aumentar os níveis de colesterol do sangue, e também o consumo de bebidas alcoólicas, o que não é saudável. O consumo de sopas e caldos também ajuda a combater a gripe, que afeta milhões de pessoas durante a estação.

Sopas elaboradas com cereais e legumes são ótimos auxiliares para manter os nutrientes do corpo em dia, além do consumo de frutas, importante fonte de vitaminas. Exercícios também são recomendados

Independente da região, os cuidados são necessários para todos. Manter o corpo saudável é imprescindível não apenas no inverno, mas durante o ano todo.

Gabriele e Jordana

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