No ano de 2019, as empresas estão buscando inovações dentro da própria linha de fabricação. Foto: Taiane do Carmo

Taiane do Carmo

 A tecnologia, mais do que nunca está sendo uma aliada para a realização das tarefas cotidianas nos últimos anos. O computador, a internet e ainda o celular são um dos principais meios, os quais tem revolucionado a vida de muitas pessoas trazendo agilidade e praticidade. Atualmente, o aparelho eletrônico mais utilizado em diferentes faixas etárias é o telefone celular. No ano de 2019, o mercado mobile no Brasil teve uma série de novidades em marcas de smartphones como a Apple, Samsung, LG, Motorola, e também Xiaomi. Nós conversamos com especialistas no assunto para entender melhor o mercado tecnológico e trazer uma breve retrospectiva dos principais smartphones que foram lançados neste ano.

Segundo o técnico em assistência da empresa de tecnologia AGIOS de Erechim, Matheus Ronsoni, neste ano as principais empresas investiram no aperfeiçoamento de câmeras e na duração de baterias. “Atualmente o que foi buscado pela Apple, Samsung e Xiaomi é o aperfeiçoamento. Um dos principais investimentos além do desenvolvimento de três câmeras é a praticidade das funções, capacidade de memória e processador mais ágil, elas sempre vão lançar um celular melhor que o outro para ficar à frente da concorrência e ter a aprovação do consumidor”, afirma.

Matheus Ronsoni técnico em assistência da empresa de tecnologia AGIOS de Erechim

 De acordo com Ronsoni, em 2019, houve alguns comentários em relação a pouca durabilidade de bateria dos smartphones da Apple. ”O que as pessoas estavam apontando é que a bateria dos aparelhos só durava um dia. Mas agora não, os que estão sendo lançados possuem alta tecnologia, pois os fabricantes diminuíram o tamanho da placa e aumentaram a capacidade da bateria. Acredito que o problema não vai mais se repetir”, frisa.  Segundo o profissional uma das inovações da empresa neste ano é o Smartphone Iphone 11 Pro Max lançado em setembro, que possui uma tela otimizada ocupando toda a frontal em OLED de 6.5 com 2688 x 1242p de resolução

Mercado de celulares

 O administrador do grupo Networking Profissionais de Tecnologia de Erechim Renato Dias, salienta que o forte crescimento em relação a produção de celulares se deve ao fato de que as pessoas estão substituindo o uso do computador pelo celular.” Cada vez mais, os modelos estão vindo com um design simples, com mais recursos, as marcas maiores estão apostando em smartphones que auxiliem no dia-a-dia dos consumidores. Esse fator acaba atraindo mais o público e expandindo às vendas”, observa.

Renato Dias administrador do grupo Networking Profissionais de Tecnologia de Erechim

Outras empresas como a LG, Motorola e Asus também lançaram smartphones em 2019. Conforme Renato, mesmo com o aumento da concorrência, essas empresas não ficaram para trás. “O que podemos destacar é que os lançamentos ocorreram um mês após o outro e mesmo assim, as vendas aumentaram. No caso da Xiaomi e a Huawei aconteceu isso, a Xiaomi lançou o Smartphone Xiaomi MI 9T Pro em outubro e a Huawei  apresentou o Smartphone Huawei Mate em novembro. É um mercado que não para de crescer e são consumidores de todas as idades e agora  como forma de entretenimento quem está utilizando muito, são as crianças, mais um fator que faz com que o mercado aumente” diz.

Inovação

No ano de 2019, de acordo com o administrador, depois da entrada no mercado da Xiaomi as empresas buscaram inovar dentro da sua própria linha buscando um diferencial. “A Apple e a Samsung tiveram que trabalhar mais, este ano foi muito importante para elas, pois de um lado o público ganhou uma nova opção, mas de outro teve uma consequência para as empresas. A Xiaomi que era uma marca importada, e poucos tinham acesso, se expandiu facilitando a compra de usuários  de diversos países, inclusive no Brasil. A Apple por exemplo, precisou investir mais, pois a tecnologia da Xiaomi se equivale ao iPhone”, acrescenta.

Conforme o especialista, a gigante do mercado tecnológico em celulares é a China.” Mesmo a maioria dos componentes da produção de smartphones sendo deste país e a base tecnológica seja a mesma, cada empresa buscou ter o seu diferencial no mercado de celulares. A tendência para 2020, que algumas empresas já estão fazendo como a Motorola por exemplo é aparelhos com telas dobráveis”, conclui o administrador.

Principais lançamentos de Smartphones em 2019

Para você que não teve tempos de acompanhar como foi o mercado de smartphones neste ano, nós preparamos uma lista com os principais lançamentos. Sem mais, vamos lá!

Fevereiro

01- Samsung Galaxy A70 

Fotos: Divulgação

Lançado em Fevereiro deste ano, o Samsung Galaxy A70, possuí bateria de 4500mAh, tela de 6.7 polegadas, resolução de 1080x 2.400 pixels além de ter densidade de 393 ppi. A empresa desenvolveu o aparelho com tecnologia Super AMOLED além de possuir três sensores: Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Bússula, Impressão digital e Mic de redução de ruído. Para facilitar ainda mais o smartphone possuo memória RAM de 6G e armazenamento interno de 128GB que pode ser expandida até  512 GB. Com um preço mais acessível comparado aos outros smartphones, o Galaxy A70, é um dos destaques do ano de 2019.

02- Smartphone Samsung Galaxy S10 Plus 128GB  

Atualmente é o celular que mais possuí praticidade na execução de tarefas. Lançado em fevereiro, o Samsug Galaxy S10 apresentou um design moderno e charmoso. O aparelho apresenta um processador Qualcomm Snapdragon SDM855 e mais 8GB de memória RAM, além de apresentar câmera tripla (16MP + 12MP + 12MP) e sistema operacional Android 9 Pie. Uma das características que chamam a atenção é o sistema de impressão digital utrassônico integrado a tela que funciona até mesmo com a tela desligada.

Março

03-  ASUS Zenfone Max Shot 

Um modelo desenvolvido especialmente para o Brasil, o ASUS, não deixa de ser  um dos celulares mais econômicos dos listados. Com um chip exclusivo chamado QSiP1, o aparelho foi lançado em março deste ano e possuí  três câmeras e um sistema operacional de 8.0 ( Oreo). Além disso tem capacidade de 64GB, 4GB RAM e resolução de 1080×2264 pixels. Uma das características é a sua durabilidade de bateria e  tela FullHD. 

Maio

04- Smartphone Motorola One Vision 128GB XT1970-1

Também com um preço acessível, o Motorola One Vision possuí um processador Exynos 9609 de oito núcleos e clock de 2.2 GHz. Para tem 4GB de memória RAM e também armazenamento interno de 128GB.  Lançado em maio, o aparelho tem um sistema Android de 9.0 Pie na versão One. Um dos destaques do aparelho foi a tela em Full HD mais no padrão 21:9 que proporciona um display de “ cinema” e encanta quem curte games. Além disso o celular é fabricado em vidro 4D na parte de trás garantindo conforto ao usuário.

Agosto

05- Samsung Galaxy Note 10

Um dos smartphones mais caros da Samsung, a empresa apresentou o celular no mês de agosto. No país ele veio com mais funções na caneta S Pen e com telas de 6.3 polegadas. Esse foi um dos aparelhos mais grandes lançados pela Samsung, as versões  chegam a ter 12GB de RAM e 512GB de armazenamento interno, que  ainda pode ser expandido. Entre as características mais destacadas estão a câmera com resolução de 10 pegapixels, uma atualização na interface DeX, que permite conectar o aparelho a um computador e um armazenamento de 256 GB e também de 512 GB. Esta é a primeira versão em que não há entrada saída para fone de ouvido.

Setembro

06- Smartphone Apple Iphone 11 Pro Max  

Lançado em setembro pela Apple, o iphone 11 Pro Max, é uma das maiores inovações da empresa. Disponível em mais de três cores, o smartphone possuí uma tela otimizada ocupando toda a frontal em OLED de 6.5  com 2688 x 1242p de resolução para filmar e tirar fotos de qualquer conteúdo. A câmera tripla ainda carrega sensores de 12MP que possibilitam ao usuário ter imagens com alta qualidade mais próximo ao natural mesmo em movimento e em lugares com pouca iluminação. Com um chip A13 Bionic, o aparelho permite realizar as tarefas com excelência sem dar aquela “travada” provocando lentidão. Fabricado para desempenhar atividades com qualidade profissional, o iphone 11 foi desenvolvido para ter maior duração de bateria e atender todos os públicos.

Outubro

07- Smartphone Xiaomi MI 9T Pro 128GB 6GB RAM Versão Global 

Com um dos preços mais acessível no universos das marcas, o Xiaomi MI 9 Pro, Versão Global foi lançado em outubro e veio com proteção Corning Gorilla Glass 5. Essa nova plataforma não deixa a tela do celular estragar com qualquer queda e possuí uma luz que não prejudica a visão do usuário. Além disso, a empresa procurou fabricar com as melhores tecnologias, a bateria vem com 4.000mAh, carregador do tipo USB de 45w compatível sem fio que pode ser usado para carregar fones de ouvido e mouse sem fio. A Xiaomi declarou ainda que ele pode ser usado para carregar outros telefones. Com um processador de Snapdragon 855, display AMOLED de 6,39 polegadas e uma câmera tripla na parte traseira, o smartphone ainda tem conectividade 5G.

Novembro

08- Smartphone Huawei Mate 20X 128GB 

Com um sistema inovador de refrigeração líquida, o smartphone Huawei Mate, foi desenvolvido para dissipar o calor do aparelho fazendo com que sempre tenha um bom desempenho nas tarefas. Apresentado em novembro, o smartphone possuí um sistema de som estereofônico responsável por otimizar filmes, séries e também jogos. Além de ter uma câmera tripla o celular veio com alto-falantes simétricos com uma faixa de 40 dB que resulta em uma reprodução de músicas mais altas. Com processador kirin de 980 e modem barong de 5000 compatível com conexão 5G, a bateria foi criada para ser carregada em 30 minutos por meio da tecnologia de recarga rápida de 55W. Além disso o celular possuí uma câmera traseira com um esquema quádruplo. 

09- Smartphone LG G8X ThinQ  

Lançado neste mês de novembro a LG, apresentou o primeiro Smartphone de duas telas, uma das principais características do celular. Com telas OLED de 6.4 polegadas, o aparelho foi desenvolvido para aqueles que vivem fazendo duas coisas ao mesmo tempo. Entre os aprimoramentos destacam-se, um display externo adicional de 2,1 polegadas na parte frontal além de uma dobradiça 360º, que permite a visualização em qualquer ângulo, exatamente como um laptop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*