Foto: Diogo Zanatta

Localizada na Antiga Estação Férrea Firmino Duro, junto à GARE – Estação Gastronômica, a Galeria Estação da Arte surgiu de um sonho pessoal da artista plástica Lindiara Paz, idealizadora e coordenadora do espaço, e hoje representa uma conquista coletiva para o município de Passo Fundo/RS.

Mantido em regime de gestão compartilhada pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Confraria das Artes, o projeto só se tornou realidade após muitos anos de dedicação, trabalho organizado e persistência de seus integrantes. Conquistado via abaixo-assinado em 2016, o espaço, na época, contava com quatro salas internas e uma área externa, destinada ao artesanato.

Segundo a coordenadora do projeto, foi feito um “trabalhão de mostrar que existia uma fome, uma vontade de mostrar o que se fazia nessa cidade que ainda não tinha um espaço, e a gente transformou, então, aquele espaço pra ser esse lugar”, referindo-se ao processo de limpeza e manutenção que a Antiga Estação Férrea passou após deixar de receber a Feira do Produtor e abraçar a Galeria Estação da Arte.

Para Alexandro Vaz, fotógrafo integrante do Grupo da Foto, que já teve seu trabalho exposto na Galeria Estação da Arte quando esta ainda era chamada assim somente de forma carinhosa por seus frequentadores, a existência de “locais menos institucionalizados para expor trabalhos de arte” é muito importante para a integração entre artistas locais e a comunidade.

Esta reportagem ainda será atualizada.

Por Thaiane de Almeida da Silva