Créditos: Internet

Utilizar a tecnologia na educação já é uma necessidade. Ela colabora para a velocidade nas tarefas e na atualização dos alunos e professores no mundo tecnológico que se vive atualmente. Neste sentido, a Prefeitura de Água Santa, um pequeno município no Norte do Rio Grande do Sul, investiu na aquisição de computadores para os docentes das escolas municipais utilizarem em sala de aula.

Foram adquiridos 47 notebooks, um para cada professor, em um investimento de mais de R$ 200 mil. O valor saiu do orçamento municipal para as iniciativas em educação. 

Um ato simbólico marcou a entrega dos notebooks para os professores. Créditos: Prefeitura de Água Santa

Os equipamentos foram entregues para os docentes no mês de outubro deste ano, em alusão às comemorações do Dia do Professor, como uma forma de valorização da classe e qualificação do ensino público municipal, conforme frisa o prefeito de Água Santa, Eduardo Picolotto. 

O prefeito Picolotto entregou pessoalmente os computadores para os educadores. Créditos: Prefeitura de Água Santa

“Os notebooks são ferramentas de trabalho para que nossos professores tenham maior facilidade no desempenho das atividades do dia-a-dia. Estamos atentos às necessidades e deficiências das nossas escolas e trabalhamos cada vez mais para fomentar e alavancar a educação da nossa população. Faremos os investimentos e daremos o apoio de que nossos educadores e toda a comunidade escolar necessitam”, destacou Picolotto.

Os computadores são de patrimônio do município e os profissionais deverão utilizar o equipamento exclusivamente para fins de atividades escolares, durante o tempo em que mantiverem o vínculo empregatício com o município.

A secretária Andriessa também destaca que a utilização da tecnologia é importantíssimo atualmente. Créditos: Prefeitura de Água Santa

Conforme a secretária municipal de Educação e Cultura, Andriessa de Moraes de Souza, a Administração não vai medir esforços para assegurar a renovação constante de ferramentas e de formações para os professores. “Vamos trabalhar para que cada vez mais eles continuem motivados para seguir nessa caminhada tão digna da educação”, reforçou a secretária. 

O professor poderá utilizar o notebook para a realização de planejamento, organização didática, participação em atividades de formação e atividades com os estudantes na forma de ensino remoto. 

Investimento na população 

Após a entrega dos computadores, em um evento realizado no dia 27/10, as manifestações da comunidade água-santense movimentaram as Redes Sociais e ressaltaram a importância da iniciativa. 

Para a moradora de Água Santa e empresária Vanusa Morates, o investimento em educação devem ser um dos pilares mais importantes do Governo. “A iniciativa é apenas uma forma de colaborar e incentivar a educação em nosso município. É um reconhecimento da importância dos professores que se dedicam para ensinar diariamente nossos filhos com tanto carinho”, declarou Vanusa.  

A munícipe e educadora Simone Reis, ressalta que a educação merece cada vez mais investimentos. “Valorização e tecnologia para acompanhar a evolução atual. Os professores são dignos de receber meios para avançar, em uma educação pública de qualidade, onde se sentem valorizados e reconhecidos pela importância que possuem”, comemorou Simone.

Valorização dos professores

Assim como a Maristela, os professores receberam individualmente os computadores da Administração Municipal. Créditos: Prefeitura de Água Santa

A professora de Artes Visuais Maristela Damin, recebeu um dos notebooks. Para ela o ato é uma forma de valorização da profissão e de melhor desempenho nas atividades escolares. “Vai facilitar muito, é o avanço que a educação precisa”, ponderou.

De acordo com a Administração Municipal de Água Santa, este projeto de entrega de computadores para os docentes já estava sendo discutido desde o início deste ano. Agora, eles trabalham para buscar alternativas de proporcionar novas tecnologias também para os estudantes. “Os investimentos não podem parar. A educação precisa seguir o fluxo de inovações da sociedade. Queremos uma educação conectada e inovadora”, finalizou o prefeito. 

“A educação precisa seguir o fluxo de inovações da sociedade. Queremos uma educação conectada e inovadora”, destacou o prefeito. 

Inovação

Assim como Água Santa, outros municípios do Brasil também seguem investindo em tecnologia na educação. Em outubro deste ano, a prefeitura de Goiana entregou 700 notebooks e amplificadores portáteis de voz para os professores da rede municipal de ensino utilizarem nas atividades diárias. 

De acordo com a coordenadora pedagógica Elsa Fochi, a prática de inserir a tecnologia em sala de aula não é muito comum no ensino público municipal, principalmente devido à escassez de investimentos neste setor. No entanto, com a pandemia foi acelerado e visto com outros olhos a importância da utilização dessas ferramentas. 

“A sociedade está passando por mudanças significativas. Introduzir a tecnologia em sala de aula impacta diretamente no desempenho da velocidade das atividades. Neste caso, com o notebook para os professores será possível avançar em novas possibilidades de ensino, mas é preciso que o Poder Público também olhe para tecnologias aos estudantes”, ponderou Elsa. 

Por: Mateus Roncaglio