Por Bruna Rebonatto

Amantes de passarinhos podem comemorar: este ano está de volta o Campeonato Oficial de Pássaros após dois anos suspenso devido à pandemia da Covid-19. A competição é promovida pela Sociedade Ornitológica Erechinense (SOE), da Federação Ornitológica do Brasil (FDB) e da Federação Ornitológica Gaúcha (FOG).

Em sua 50° edição, o evento que é realizado anualmente está marcado para ocorrer na sede da Sociedade Ornitológica Erechinense, entre os dias 4 a 19 de junho de 2022. De acordo com o tesoureiro da entidade, Fernando Cunha, a competição possui o propósito de melhorar a genética das aves que são criadas durante o ano. Ao todo, mais de 400 aves, de 34 criadores da SOE, estão sendo exibidas no local. 

Um juiz especializado avalia os pássaros expostos no evento, a partir dos seguintes critérios no regulamento de pássaros: tamanho, forma, cor, desenho, plumagem, atitude e condições gerais. Ressalta-se que, para expor os pássaros no campeonato, precisa ser sócio da Sociedade Ornitológica Erechinense e assim, tem direitos a receber a anilha que vai à pata do animal para identificação. 

A exposição estará aberta até esse domingo com entrada franca na rua Joaquim Brasil Cabral, 380, Centro. O funcionamento é das 9h até às 20h, fechando ao meio-dia.