Por Bruna Rebonatto

O Grupo Folclórico Polonês de Erechim (Jupem) conquistou o 1º lugar na categoria Estilo Livre Conjunto 3ª Idade e de Melhor Grupo 3ª Idade no JOPEF Dance Festival 2022. O evento aconteceu, entre 16 e 18 de junho, no Teatro Fernanda Montenegro, de Curitiba. 


O elenco sênior que competiu no festival paranaense é formado por 13 bailarinas, entre 64 a 84 anos. A coreógrafa do grupo, Mônica Kieling, explica quais as categorias as vovós do Jupem participaram, como funcionam os ensaios das coreografias folclóricas e a ideia de competir em festivais de dança.

Participando, pela primeira vez, no JOPEF Dance Festival 2022, o elenco sênior garantiu dois prêmios no evento. “Foi bastante gratificante, vibrante e apreensivo o dia da apresentação da coreografia, pois aconteceram alguns imprevistos de última hora”, relembra Meliza, que também foi indicada a disputa como melhor coreógrafa no JOPEF Dance Festival 2022. 

Além disso, afirma que o reconhecimento e a conquista de dois prêmios, proporciona uma nova energia e a esperança de que vale a pena, dedicar-se às coreografias e participar de eventos relacionados. As vovós do Jupem fizeram bonito no palco, sendo aplaudidas de pé após a finalização da apresentação do evento. Dessa forma, servindo como uma inspiração para as pessoas de todas as idades, que não existe limites para dançar, conclui a coreógrafa. 

Para as pessoas que ficaram curiosas sobre as inspiradoras dançarinas do grupo sênior Jupem, podem  se preparar e acompanhá-las no Festival de Dança de Joinville, na categoria 60+, que vai ocorrer entre os dias 21 e 24 de julho de 2022. 

JOPEF Dance Festival

A competição é considerada uma das maiores festivais de dança do estado do Paraná, é dividida em mostra e competição dentro das categorias infantil, júnior, sênior, adulto e terceira idade. Mais de 1.100 bailarinos, 90 grupos participantes de 4 estados do Brasil participaram dos três dias do evento.

Para participar do evento, os dançarinos podem se inscrever em diversas modalidades de ritmos de música: ballet clássico, ballet clássico de repertório, contemporâneo, danças urbanas, estilo livre e jazz.