Por Deise Pagotto e Gabriela Rosa

Atividades ligadas às artes são destaques no projeto que envolve crianças, jovens e adultos

Fomentar e cultivar as diferentes formas e expressões artísticas e culturais. Utilizar e valorizar os espaços públicos municipais, dar visibilidade a artistas e comunidade. Oferecer arte, cultura e despertar na população o interesse pela busca deste tipo de lazer. Esta é a maior motivação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que com respaldo do Poder Público Municipal deu início ao projeto Culturando.

O projeto iniciado neste ano incentiva a realização de ações de cunho cultural no município. “O Culturando é um projeto idealizado pela secretaria de cultura e realizado com a parceria de toda a comunidade, grupos, entidades e outros. É um projeto que agrega diversos setores e toda a comunidade”, explica a Coordenadora de Cultura de Marau, Aline Poloni.

A principal ideia do projeto é tornar a Casa da Cultura um espaço de todos, oferecendo a população à cultura da música e das artes em geral, além de valorizar e dar visibilidade aos artistas locais. O músico marauense, Douglas Carraro, participa do projeto e fala sobre a importância do mesmo para Marau.

“Todo projeto cultural é importante, indubitavelmente. Em Marau, estamos entrando em uma época de grande crescimento cultural. A população, que vinha de pouquíssimas opções começa, mesmo que timidamente, a entender e a participar. O crescimento intelectual que esses projetos causam é fascinante. A movimentação que está tendo na Casa da Cultura com o projeto é uma grande forma de incentivo”.

Além de Douglas, através do projeto já passaram pelo palco da Casa da Cultura, o cantor Ricardo Conte, a dupla Kroulee e Heron, a Banda Jeans Rasgado, Pinta e Presto, a Banda Duhmon, a Banda Alma Latina e a Banda Tropicália.

Atividades realizadas

Dentro da ideia do projeto, diversas atividades são realizadas com os músicos. As ações realizadas até o momento foram: Marau Toca MPB – bate papo sobre a história da Música Popular Brasileira; A Fé que transpassa Gerações – ação alusiva ao dia do idoso; e Culturando especial ao Dia do Professor.

Douglas Carraro. cantor marauense, também participou do projeto.

Douglas participou do Marau Toca MPB e garante que falar sobre música foi uma grande experiência. “Participei do projeto falando sobre a história da MPB, suas nuances e fazes. Falar sobre esse tema foi muito satisfatório. Leio muito sobre o assunto, e poder trocar essas ideias com outras pessoas foi muito construtivo. Me fez ter vontade extra de me dedicar ao que faço, além de aprender cada vez mais”, afirma.

Próximas Atividades

As ações do Culturando estão apenas começando. De acordo com Aline, a meta da secretaria de Cultura é continuar realizando atividades até o final de 2017 e nos próximos anos. “Com certeza estaremos realizando muitas outras edições. Queremos falar sobre temas variados, agregando a música e outros movimentos relacionados a arte”, finaliza.