Esse é o slogan da ONG SOS Animais da cidade de Erechim

♦ Feira promovida pela SOS Animais no dia 03 de junho / Fotos: Petiscos Fotografia

A SOS Animais de Erechim trabalha constantemente para cuidar dos animaizinhos de rua, tendo várias opções para adoção, e ainda a formulação de uma nova ideia, a de poder virar um padrinho.

COMO FUNCIONA?

Você escolhe no facebook da entidade um dos bichinhos que estão para adoção e vira dindo ou dinda. Dando a ele, uma quantia fixa em dinheiro mensal, para a compra de ração, casinha, cobertores, petiscos, guia, remédio para vermes e pulgas, vacinas, castração, atendimento com veterinário entre outros…
E ainda, é possível visitá-lo quando quiser, levar para passear, brincar…

A ONG de proteção aos animais SOS, atua sem fins lucrativos, desde 2008 na cidade de Erechim. Os trabalhos realizados envolvem resgates de cães e gatos, encaminhando para atendimento veterinário, custeando os tratamentos, procurando lar temporário e manejando os animais para adoção. O objetivo de todo este trabalho é recuperar os animais para eles estarem aptos para adoção, como destacou o mentor desta ação que originou a SOS, Romildo Silva.

Ao ser perguntado sobre a unidade e sua localização, Romildo responde que a ONG não tem sede fixa, além de mencionar que a ONG se mantém em pouquíssimos voluntários, destacando a atitude de cada um até mesmo quando é necessário um resgate, onde os voluntários utilizam seus próprios veículos particulares.

Todo o trabalho desenvolvido pela ONG SOS animais é de forma independente contando com seus próprios voluntários e com a ajuda da comunidade, ou seja, não conta com nenhum recurso, ajuda ou participação do município. Atualmente a ONG SOS Animais conta com 8 voluntários, e as funções são divididas de acordo com a disponibilidade e habilidade de cada voluntário.

♦ Fotos da feira realizada no dia 03 de junho / Fotos: Petiscos Fotografia

E para saber mais sobre as atividades e desafios da ONG SOS Animais, vamos conversar com a Voluntária Raquel Chieza:

Raquel, quem idealizou a fundação da ONG e qual o objetivo que ela tem perante a comunidade?

A ONG SOS animais Erechim, em 2008 teve como idealizadores o casal Romildo e Cleni, sensibilizados com as condições dos animais da cidade de Erechim. A partir de então a ONG passou a contar com demais voluntários, também amantes da causa animal. O principal objetivo hoje, da ONG, é a conscientização da sociedade quanto a importância da esterilização dos animais, da vacinação e principalmente o incentivo à adoção e a guarda responsável.

As situações de maus tratos com animais ainda são frequentes ou as campanhas de alerta fizeram a ocorrência diminuir?

As campanhas de conscientização contra os maus tratos dos animais, faz com que a sociedade se torne cada vez mais sensível a causa animal e com isso as denúncias tem aumentado, o que de certa forma é um ponto positivo, pois com as denúncias verificamos que as pessoas estão atentas e solidárias a esses casos, exigindo as soluções, todavia para que denúncias sejam atendidas, averiguadas, e o autor dos maus tratos seja punido conforme a lei do município e a lei dos crimes ambientais é necessários que o poder público desempenhe tais funções com eficiência . Como esse tem sido um grande problema em Erechim vemos muitos casos sem a devida atenção pelas secretarias municipais responsáveis, fazendo com que a impunidade banalize os crimes praticados contra os animais.

A criação da Unidade de Referência Animal, que consiste em um local exclusivo para castração e chipagem de cachorros e gatos,  está dando o suporte necessário na demanda da ONG, ou ainda pode ser feito mais? E qual a participação da Administração Municipal?

A URA Unidade de Referência Animal, ainda que não atendesse toda a demanda de animais que precisam de castrações trouxe benefícios, pois qualquer animal resgatado das ruas ou com tutores de baixa renda, possam ter acesso a esse serviço que é gratuito, já se torna importante. Contudo o poder público municipal precisa investir nesse serviço ampliando significativamente o número de castrações, aja vista hoje a fila para a castração de animais na URA é imensa, ou seja, as fêmeas que estão o cio não podem aguardar tanto tempo, pois reproduzem muitos filhotes e o ciclo de reprodução de animais que futuramente precisarão desse recurso faz com que a demanda não diminua, tornando o objetivo da URA menos eficaz. Hoje por exemplo, cada ONG de Erechim conta com somente um dia na semana para fazer a castração, de no máximo 10 animais de pequeno porte, ou, 5 animais de grande porte, porém só a ONG SOS animais recebe diariamente muitos pedidos de famílias carentes ou até mesmo de animais resgatados que precisam que serão encaminhados a adoção e precisam desse serviço urgente, porém a fila é extensa o que faz com que muitas vezes a ONG tenha que arcar com algumas castrações particulares.

Quais as campanhas que podem ser destacadas que a SOS organiza?

Frequentemente a ONG SOS animais promove feiras de adoção de animais pela cidade contando com a parceria de outras ONG’s e alguns empresários, como pet shop, agropecuárias, onde realizam a entrega de materiais educativos, incentiva a adoção de animais e faz a venda de alguns produtos para angariar recurso. Ainda a ONG tem participado com projetos municipais visando conscientizar as crianças para a empatia e respeito que devemos ter com os animais, seres com emoções e sentimentos tão semelhantes aos nossos.

A ONG SOS Animais conta unicamente com recursos dos próprios voluntários, doações da sociedade, além da venda de produtos nas feiras que a ONG organiza, afim de, angariar fundos para custear as despesas de tratamentos de animais que serão encaminhados para adoção, materiais educativos, rações e demais necessidades. Importante frisar que a ONG não possui renda fixa nem qualquer ajuda ou recurso do poder público.

Raquel, deixe um convite para as pessoas que ainda não conhecem as atividades da ONG.

Nós convidamos a todos a visitarem o perfil e a página da ONG SOS animais Erechim, onde é possível acompanhar os trabalhos, projetos e campanhas da ONG e é com essa ferramenta que conseguimos o contato direto e próximo com a comunidade de Erechim e demais localidades. São feitos posts de animais disponíveis para adoção responsável, pedido de lar temporário, sobre a importância da castração, as formas de denunciar casos de maus tratos com os animais e avisos sobre os eventos que a ONG realiza.

Por: Douglas Luis Consul de Borba e Rafael Leon