A primeira tarde de programação da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura teve espaços destinados aos alunos das séries iniciais, do 1º ao 5º ano. O Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector, está dividido em quatro tendas: Tenda Yara, Tenda Malazarte, Tenda Negrinho do Pastoreio e Tenta Curupira. Os quatro espaços receberam centenas de crianças que conheceram pela primeira vez a estrutura montada para a Jornada Literária.
Os autores Jean-Claude Alphen, Pedro Duarte, Márcia Leite, Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka, Selma Maria, Eliandro Rocha e Alexandre de Castro Gomes conversaram com as crianças presentes em sistema de rodízio, ou seja, todos os autores, em duplas, passaram por todas as tendas e conversaram com todos os alunos presentes, respondendo às suas dúvidas.
Tenda Curupira
Na Tenda Curupira, os autores Alexandre de Castro Gomes e Eliandro Rocha, Márcia Leite e Daniel Kondo e Selma Maria e Lúcia Hiratsuka conversaram com centenas de alunos do 1º ao 5º ano, de 9 escolas de Passo Fundo e região. Muito curiosos, os pequenos fizeram muitas questões a todos os autores que passaram pelo espaço.
Bruna Draguon, da Escola Irmã Maria Margarida, tem 13 anos, é aluna do 7º ano, é natural de Caxias do Sul, mas mora em Passo Fundo. Ela contou que essa é sua primeira experiência na Jornadinha e que tem o grande sonho de escrever um livro: “eu vim [sic] para acompanhar os editores-chefes das grandes editoras, para me dizer como eu posso publicar um livro. Eu tenho vários sonhos, mas o maior deles é o de publicar um livro”. Ela também disse que é totalmente ligada às artes e, futuramente, quer trabalhar com música, ilustração ou leitura.
A professora Eliane Bacchi de Não-Me-Toque, contou que os alunos estão animados e empolgados com a viagem: “para os alunos, é muito empolgante participar deste evento”. A Maísa Vargas Maciel da Silva tem 8 anos, é aluna do 3º ano da escola e está gostando muito da experiência: “eu gosto muito quando os escritores falam sobre a sua infância, de quando eles eram menores e da carreira deles”.
O Julio Kauã Matana tem 9 anos, é aluno da escola João Antonio de Col e está no 3º ano do Ensino Fundamental: “está muito bom e eu estou gostando muito!”, disse.
A diretora da escola Poncho Verde da cidade de Panambi, Tusnelda Horz Heusner, diz que a escola esteve com 7 turmas de turmas iniciais na Jornadinha. Em outras edições, a escola veio até a Jornada com outras turmas e esta é a primeira vez em que alunos do 1º ao 5º ano participam da Jornadinha: “é a primeira vez que eu acompanho como diretora, estamos com 3 ônibus e um total de 127 alunos. Para muitos deles, é a primeira experiência deles na Jornada”.
More from 8º Jornadinha Nacional de Literatura
Os monstros de Mário Corso
O autor fez parte da mesa “Monstros e outros medos colecionáveis”, na última noite da Jornada Nacional de Literatura Mário Corso …