Durante quatro dias, a criançada riu, gritou, pulou e se encantou com os autores e as apresentações que aconteceram na 7° Jornadinha Nacional de Literatura. Só que como nem tudo o que é bom dura para sempre, chegou a hora do adeus. As loninhas coloridas que abrigaram debates super animados dos pequenos leitores, abriram as portas, pela última vez nesse sábado, e deixarão saudades.
Na loninha vermelha a criançada, cheia de questionamentos, não dava descanso para os autores e nem para os professores, que tinham que ter muito jogo de cintura para segurá-los. A professora de língua portuguesa, Rejane Carminatti, do Colégio Gabriel Taborin, de Marau, conta por que trouxe seus alunos para o Portal das Linguagens. “Tomamos a iniciativa de trazê-los porque trabalhamos bastante com a questão da leitura. Eu acredito que a Jornadinha é um estímulo a mais, porque aqui os alunos têm com o contato com escritores e também com todo o público presente. Para eles é uma coisa fantástica”.
Quem disse que a Jornadinha é apenas para os jovens leitores? Na loninha verde encontramos uma mãe, super dedicada, que achou um tempinho para vir até Passo Fundo com a filha. Neusa Beatriz Rossato, mãe da Laura, mora em Sertão e diz o quanto a oportunidade é válida. “A conversa com os escritores está deixando todo mundo animado. Para eles é muito importante a prática da leitura, quem lê está um passo a frente de quem não lê”.
Os pequenos que estavam na loninha amarela pareciam eufóricos com cada palavra dos autores. Camila Rodrigues e Dáfini Aires, ambas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, de Passo Fundo, contaram o que sentiram ao participar do evento. “A Jornadinha é algo incrível, os autores vem e a gente tem a oportunidade de conhecer eles e saber mais sobre cada um. É algo muito proveitoso isso que acontece em Passo Fundo”.
E como apenas as meninas haviam falado, chegou a vez dos meninos. Na loninha azul estava Luan Felipe Soares, da Escola Egydio Véscia, de Santa Bárbara, que colocou a boca no trombone e falou tudo o que pensava da Jornadinha. “Achei muito legal, consegui aprender bastante, tem muitas coisas interessantes e só tenho a agradecer aos meus professores pela oportunidade de estar aqui”.
Os momentos vividos por cada um no Portal das Linguagens ficarão para sempre na memória. Cada encontro, cada autor e cada debate estará guardado em seus pensamentos. E que venham as próximas sete Jornadinhas.
http://www.youtube.com/watch?v=RDdqjojw1BY&feature=c4-overview&list=UUuOLjMC4AjeEyJs1LyC9mzQ
More from 15ª Jornada Nacional de Literatura
A Jornada em números
Confira abaixo no infográfico interativo o balanço final da 15ª Jornada e 7ª Jornadinha em números. Os dados foram cedidos …