Além de lendas conhecidas, Curupira, Yara, Saci e Pedro Malazartes são os nomes das loninhas que, todo dia, recebem muitas crianças inspiradas e em busca de literatura. A manhã do terceiro dia (04) de Jornadinha contou com o revezamento dos autores Eliandro Rocha, Alexandre de Castro Gomes, Jean Claude Alphen, Pedro Duarte, Selma Maria, Lucia Hiratsuka e Daniel Kondo.
Rafaela Mattje (11) e Ana Botieli (11) vem de Saldanha Marinho da E.M.E.F Birkhan e Tonon e ressaltam que a experiência é muito interessante e que tudo está bem legal: “nós nunca tínhamos vindo para a Jornadinha” comenta Rafaela. As meninas ainda completaram que o livro favorito para trabalhar nas aulas foi “Histórias do País dos Avessos”, de Edson Gabriel Garcia.
Natural de Passo Fundo, o professor Leocir Thomé, da Escola Fredolino Chimango, participa do evento pela sexta vez, e ainda fica encantado com a Jornadinha. “É um incentivo maravilhoso, desde o processo que antecede o evento, a preparação das escolas, até agora. É algo muito positivo, pois as crianças veem que os autores não são de outro mundo, eles são reais, é um ótimo incentivo à leitura”, ressalta o professor.
Da Escola Bom Pastor de Passo Fundo, a professora Franciele de Almeida explica que, para ela, tudo que for relacionado a leitura, literatura e aprendizado é importante. “Mostrar para as crianças que os autores são reais, que eles existem, é algo que te alegra, pois eles tentam identificar os autores que eles leram. Nós aqui da escola trabalhamos com Pablo Morenno, Clarice Lispector, Alexandre de Castro Gomes e Marcia Leite”, completa.
Já Simone Costa, coordenadora pedagógica da Escola Bom Pastor, explica que, desde abril, a escola se comove com evento, juntamente com a preparação de um livro feito pelos alunos do ensino fundamental. “Pequenos Leitores, Grandes Autores” contém releituras e ilustrações das lendas de Clarice Lispector e será lançado na quinta-feira (05), às 18h, no Espaço Drummond. Um dos autores, João Arthur Oliveira (6), está gostando muito da Jornadinha e de todos os livros trabalhados, mas que seu preferido foi “Roupa de Brincar” de Eliandro Rocha.
A programação completa da 8ª Jornadinha e 16ª Jornada Nacional de Literatura você confere em: http://www.upf.br/16jornada/jornadinha/programacao
More from 16ª Jornada Nacional de Literatura
Os monstros de Mário Corso
O autor fez parte da mesa “Monstros e outros medos colecionáveis”, na última noite da Jornada Nacional de Literatura Mário Corso …