– Aplaudam, viu!
– A gente aplaude, mas, depois vocês nos dão uma entrevista, pode ser?
– Pode, pode! Está marcado.
Foi quando Victor Sarro subia ao palco da Jornada que os rumos das nossas reportagens mudaram. Quando nos avistou – um grupo de estagiários, atrás do palco principal, andando de um lado para outro para conseguir entrevistas com Diana Corso e Laura Muller – o integrante do grupo de stand up, Comédia em Pé nos pediu que aplaudíssemos o show. Aproveitamos a situação para marcarmos um bate-papo com o grupo. E, conseguimos!
Depois de muita correria – entrevistas, fotos e uma pausa para o lanche – entramos no camarim do grupo Comédia em Pé e começamos a entrevista.
Risadas e piadas sobre o frio de Passo Fundo marcaram o início da conversa. Victor, Claudio, Fernando e Smigol foram divertidos e atenciosos. O bate-papo rolou num clima de descontração, e não foi só de stand up que conversamos. Falamos também sobre jornalismo, literatura…
O que é stand up?
É um espetáculo de humor onde, sem cenários, caracterizações ou acessórios, o comediante não conta piadas prontas. O stand up é apenas baseado nas observações do dia-a-dia. No sentido literal, stand up significa ficar de pé; levantar-se.
Conheça o grupo Comédia em Pé:
Sobre stand up, descobrimos que não é um formato de comédia recente. Nos anos 60, Chico Anysio fazia entre suas anedotas, alguns trechos de improviso, e ele não era o único, José Vasconcelos e até Jô Soares praticavam um pouco de stand up, no meio de imitações e piadas. Fernando Caruso, lembrou que as novidades são as pessoas que só fazem stand up e grupos do gênero no Brasil.
“O sucesso que o stand up tem hoje se deve às novas tecnologias”, fala Claudio Gonzaga. A internet e principalmente o site Youtube, garantiram uma explosão de compartilhamentos, comentários e acessos.
Humor e literatura…
Stand up é uma arte que, assim como a literatura, também conta com a imaginação de seu fluidor. “O que a gente fala não está acontecendo, estamos narrando. A literatura também tem esse recurso, te levar para outro lugar. Stand up é como uma crônica oral”, disse Claudio.
E, num clima de divertimento, acabamos a entrevista e ainda conseguimos uma foto com os comediantes.
Confira um trecho dessa conversa:
Texto: Eduarda Ricci Perin e Thaís Viacelli Biolchi
Infográfico: Marcus Freitas
More from 15ª Jornada Nacional de Literatura
A Jornada em números
Confira abaixo no infográfico interativo o balanço final da 15ª Jornada e 7ª Jornadinha em números. Os dados foram cedidos …