Depois de quase uma semana de debates, palestras e muito bate-papo, os eventos paralelos se despedem na 15° Jornada Nacional de Literatura. Desde a última quarta-feira, autores, escritores e o público participaram de várias atividades em diferentes locais do campus I da UPF. Pessoas de cidades, estados e até países diferentes puderam discutir os mais diversos assuntos. Confira abaixo alguns depoimentos de quem esteve nos eventos e também os convidados ilustres do último dia:
12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural
O evento foi, quase todo o tempo, direcionado para a cultura espanhola. Os debates basearam-se nas mudanças na literatura. Segundo Francisco da Silva, integrante da equipe de apoio ao evento, “o estudo dessas modificações tornou o evento interessante, podemos analisar a história desde o tempo do barroco até hoje”. Na mesa de debates estavam presentes Paulo Becker (pai do gato Galileu), Eliane Debus, Maria Zélia Versiani Machado, Paulo Costa (Portugal), J.M. Pérez Collados (Espanha), Verónica Peñafiel Ayala (Equador).
4° Encontro Estadual de Escritores Gaúchos
Diversos escritores do estado participaram da programação do encontro, mas não foram apenas eles que chamaram a atenção. Os ouvintes, com suas histórias, roubaram a cena. Suzan Porto da Rosa veio de Rio Grande para acompanhar tudo o que acontecia nos debates e não é a primeira vez que ela dá as caras por aqui. “Venho desde 2009, quando era graduanda em Letras e participo sempre desse encontro, ele me fascina e acho que cresço cada vez que venho”. A programação do último dia do evento reuniu Gabriela Luft, Guto Leite, Mauro Póvoas e Sergius Gonzaga.
3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias: Contar histórias para jovens
A descontração do bate-papo com seis integrantes na mesa de debates era visível. Antonio Rocha (EUA), Benita Prieto, Alicce Oliveira, Carlos Marques (Portugal), Beatriz Myrrha e Diana Tarnofky (Argentina), comandaram o público presente e animaram os poucos guerreiros do sábado pela manhã.
Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura
Cada um que se aproximava do auditório onde acontecia o encontro escutava a voz de Constanza Mekis (Chile), contando histórias em espanhol. O público, encantado com o momento, não desgrudava os olhos da mesa de debates, que ainda contava com a presença de Fabíola Ribeiro Farias e Nino Roberto S. Machado.
2° Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil
E quem disse que os que estão a trabalho na 15° Jornada Nacional de Literatura não aproveitaram nada? Dileu Miranda Rodrigues, cinegrafista e pai de três filhos, diz que é a primeira vez que participa do Simpósio e já aprendeu muito com o evento. “É tanta cultura espalhada que você se contamina, confesso que fiquei até emocionado em certos momentos”. Além disso, Rodrigues ainda comenta o próximo passo que vai tomar. “Eu não era leitor, mas agora vou começar a ler”. Na mesa de debates desse sábado estavam presentes Isabel Lopes Coelho Cosac Naify, Leya de Portugal e Moderna.
More from 15ª Jornada Nacional de Literatura
A Jornada em números
Confira abaixo no infográfico interativo o balanço final da 15ª Jornada e 7ª Jornadinha em números. Os dados foram cedidos …