Edivane Bloedow e Guilherme Cavalli
A exposição conta com fotografias de atletas em momentos mais variados.Chuteira, meia, calção, camisa, alongamentos e muita tensão. O frio na barriga pré e pós-jogo nem sempre é mostrado pelos televisores. Descobrir os segredos dos vestiários de times de futebol é curiosidade de muitos fanáticos. Ver os santos, o sal grosso, moedas e todos os rituais tornou-se arte no clique do fotógrafo. Agora imagine poder observar passo a passo tudo isso em uma exposição? Pois é! A mostra intitulada “Camisa Brasileira”, de Gilberto Perin, reúne diversas fotografias que ilustram os dramas, as táticas e a amizade escondida nos bastidores de cada jogo.
A mostra fotográfica foge das quatro linhas do campo e visita o vestiário. Dor, alegria são capturados como quem conta os desafios do futebol. A exposição foca, praticamente todo o tempo, nos detalhes às vezes esquecidos por todos nós. Tatuagens, olhares angustiados, chuteiras por calçar, o abraço de boa sorte e, finalmente o vestiário vazio como sinal de que o time está em campo. Desde a oração antes da partida até a chuveirada ao final do jogo, tudo é explorado de maneira belíssima. A mostra é composta por um conjunto de imagens que, como diz a professora Mariane Loch, coordenadora da exposição, torna a fotografia uma arte.O Nexjor produziu o vídeo abaixo mostrando parte da exposição de fotografias. Elas foram feitas no vestiário do Brasil de Pelotas quando o time disputava a segunda divisão do Campeonato Gaúcho, em 2010.
More from 15ª Jornada Nacional de Literatura
A Jornada em números
Confira abaixo no infográfico interativo o balanço final da 15ª Jornada e 7ª Jornadinha em números. Os dados foram cedidos …