A 16º Jornada Nacional de Literatura, que teve início na segunda-feira, 02 de outubro, conta com a presença de 75 autores, distribuídos nas diferentes programações propostas, desde o palco principal de debates da Jornada, no espaço Susassuna, até as reuniões boêmias no centro da cidade de Passo Fundo. Na manhã desta terça-feira, segundo dia de evento, depois da criançada se divertir nas loninhas conversando com seus escritores favoritos, chegou a hora da sessão de autógrafos. A garotada fazia fila com o livro nas mãos, ansiosa pela assinatura do autor.
Entre eles estavam os autores Alexandre de Castro Gomes e Daniel Kondo, com suas histórias de monstros, Eleandro Rocha com a vida do príncipe Valentino, Jean-Claude Alphen e Marcia Leite com suas fantásticas histórias sobre a vida selvagem, Lúcia Hiratsuka com a vigem de Orie, e Pedro Duarte, com o organizado mundo de Tony, que já haviam participado de um bate papo com as crianças nas tendinhas.
A manhã contou ainda com a sessão de autógrafos do escritor Marco Aurélio Barbiero. Ele está lançando o livro O compadre Graxaim, história de como o lendário compadre Graxaim convenceu com argumentos “ridículos e absurdos” o prefeito da cidade de Terrópolis a construir um túnel. Este é volume 3 de uma série que será composta por seis livros e concorre como finalista do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo.
Além de autografar os livros a sessão permite momentos descontraídos entre escritores e leitores, muitos sorrisos e a euforia das crianças. Vitor Zandonna (10), aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Amélia Lenzi Raymundi, de Sananduva, comentou sobre o livro de Daniel Kondo: Monstros do cinema “é um livro muito legal, gostei muito quando eu li, ele fala muito bem sobre os monstros”.
Fotos: Kamilla Tomalok
More from 16ª Jornada Nacional de Literatura
Os monstros de Mário Corso
O autor fez parte da mesa “Monstros e outros medos colecionáveis”, na última noite da Jornada Nacional de Literatura Mário Corso …