Integrando a programação paralela da 8ª Jornadinha, aconteceu na tarde de hoje (05) o Slam de Ilustradores, no espaço Ariano Suassuna. A tarde começou com a apresentação da banda Roudini & os Impostores, apresentando a música Dos Moinhos à Matrix, tema do evento. Logo após esta introdução, a Cia da Cidade apresentou o Espetáculo – Jornada de Livros e Sonhos, que une vários tipos de arte e cativa o público a ler mais, conhecer mais escritores, homenageando: Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar.
- Banda Roudini e os Impostores. Foto: Daniele Pezzutti.
- Companhia da Cidade nos agradecimentos finais. Foto: Victor Santos.
E então, o Slam de Ilustradores começou, coordenado por Volnei Canônica e com participação dos ilustradores: Daniel Kondo, Ivan Zigg, Mariana Massarani e Roger Mello. O tema comentado foi introduzido por Volnei com uma breve história:
“Cheguei em casa cansado do trabalho e me encontrei com meu vilão favorito que reacendeu: Meus medos. Quais os meus medos? Do que você tem medo?”

Volnei Canônica. Foto: Daniele Pezzutti.
O evento foi interativo e consistia na seguinte dinâmica: os ilustradores são divididos em dupla para ilustrar em conjunto, as duplas formadas são: Maria e Daniel, Roger e Ivan. O apresentador, pediu que 12 crianças do público que tivessem vontade de participar diretamente da atividade fossem ao palco. Os pequenos cheios de energia e com olhos que transbordavam curiosidade, logo ficaram animados em saber que poderiam participar e correram em direção ao palco. Então 6 alunos foram para cada lado, e todos começaram a se divertir.
- Mariana Massarani e Daniel Kondo. Foto: Victor Santos.
- Ivan Zigg e Roger Mello. Foto: Victor Santos.
- Alunos do time Mariana e Daniel. Foto: Victor Santos
- Alunos do time Roger e Ivan. Foto: Victor Santos.
- Crianças criando suas obras com Ivan e Roger. Foto: Victor Santos.
- Crianças criando suas obras com Mariana e Daniel. Foto: Victor Santos.
As cores tomaram conta dos papéis, e a interação ficava cada vez maior, os grupos trocavam de lugar simultaneamente e juntos, criaram muitos desenhos que ao final, foram assinados pelas crianças para permanecer marcado na Jornadinha.
- Ilustração criada por Ivan, Roger e os alunos escolhidos. Foto: Daniele Pezzutti.
- Ilustração criada por Mariana, Daniel e pelos alunos escolhidos. Foto: Daniele Pezzutti.
As alunas Marthina Orsolim (11) e Mariana de Bonna (12), da Escola Sarandi, da cidade de Sarandi, elogiaram muito a programação tão diferente ocorrendo na jornadinha:
“Eu to achando muito legal, gostei muito das apresentações do começo, amo desenhar e estou pensando em ser desenhista quando crescer” , disse Marthina.
“Eu achei bem criativo as apresentações e gostei mais da parte dos índios mas desenhar é muito bom e estou adorando”, comentou Mariana.
Marthina Orsolim e Mariana de Bonna. Foto: Victor Santos.
O encerramento foi as 16h30min, e os participantes não queriam ir embora, pediram mais tempo com os ilustradores e deixaram claro seu gosto pelas ilustrações e pela oportunidade de conversar e participar com especialistas no assunto, mas garantiram que os olhos esperançosos, curiosos e apaixonados estarão de volta na próxima edição da Jornadinha.
Reportagem por: Daniele Pezzutti e Victor Santos
More from 16ª Jornada Nacional de Literatura
Os monstros de Mário Corso
O autor fez parte da mesa “Monstros e outros medos colecionáveis”, na última noite da Jornada Nacional de Literatura Mário Corso …