Na Jornada, a tarde de domingo foi para as crianças. Depois do dia de ontem, destinado à culinária e à música, o Portal das Linguagens foi tomado pela gargalhada sincera dos pequenos. A magia do teatro ganhou o palco e tirou de casa as famílias, mostrando que essa é uma das maneiras para fazer da 15ª Jornada Nacional de Literatura lugar de muita imaginação e criatividade.

A vaidade de um rei foi ao palco no domingo de Jornada. O espetáculo “A Roupa Nova do Rei” trouxe a família para baixo da lona.
A peça “A Roupa nova do Rei” integrou a programação do Festival de Gastronomia, umas das atividades que acontecem na Jornada de Literatura. Dirigida por João Pedro Madureira, é uma adaptação da obra publicada em 1837, pelo dinamarquês Hans Christian Andersen. O espetáculo foi uma realização da Sonata Produções, que já foi apresentado para mais de 10 mil pessoas em três anos de existência.
Embalada pela imaginação, o espetáculo traz temas reais como a sinceridade, humildade e vaidade. Um rei fanfarrão que já não se contenta com o que encontra no guarda roupa real, decide contratar tecelões para costurar um magnífico traje, que dá o nome do espetáculo. A Roupa Nova do Rei diverte e arranca risos quando apresenta dois alfaiates atrapalhados, mas que utilizam a imaginação para enganar o rei e toda sua corte, ganhando assim, muito ouro e pedras preciosas. Quem realmente consegue ver a roupa da majestade? Dessa vez ela não foi roída pelo rato, porém, somente os mais inteligentes poderiam vê-la.

Tecelões usam a imaginação para costurar uma roupa que só os inteligentes podiam ver. O rei entrou na brincadeira.
Como alguém poderia ver o traje novo do rei se esse nem mesmo existe? Aproveitando a vergonha do rei de não ver, pois temia que o achassem incompetente e incapaz para governar, os alfaiates, que trabalhavam uma roupa invisível, conseguiram enganar quase todo mundo. A sinceridade da criança marca o conto que inspirou o espetáculo. Essa se repete pelas gargalhadas do público ao ver o rei de roupa íntima no Portal das Linguagens, fazendo o soberano se dar conta de que sua vaidade o enganou durante toda a história.
A tarde continua…
Depois da apresentação, a coordenadora da Jornada, Tania Rösing, convidou a criançada para curtir as demais programações da tarde. Jogos, brincadeiras e claro, muita leitura, fazem parte das atividades destinadas aos pequenos leitores que visitam a Jornada. Confira a programação da 7ª Jornadinha, clicando aqui.
More from 15ª Jornada Nacional de Literatura
A Jornada em números
Confira abaixo no infográfico interativo o balanço final da 15ª Jornada e 7ª Jornadinha em números. Os dados foram cedidos …