Ninguém percebe, mas sem eles nada acontece
São seguranças, serviços gerais, enfermeiros, pessoas ligadas à alimentação e o pessoal da secretaria. Todo mundo sabe que eles trabalham na Jornada, porém, ninguém percebe que eles estão lá. Trabalham até três turnos para fazer com que o evento aconteça. Mas vocês notaram eles? Garanto que não. Seguranças andam para lá e para cá, sem que ninguém os notem. Os enfermeiros são lembrados só quando alguém se machuca ou passa mal. As pessoas que cuidam da limpeza não são percebidas por quem frequenta o evento. Nos intervalos das lonas, todos comem muito bem, mas talvez poucos reparam em quem faz a comida para saciar a fome. Sem as pessoas da secretaria, os escritores não chegariam ao evento, as crianças não receberiam suas sacolas, e nenhum dos outros setores teria sido acionado. Na verdade, sem esses grupos de trabalho, dificilmente a Jornada aconteceria.
O setor de segurança e de limpeza é feito pela empresa Rio Grande, que começa seu trabalho junto com a montagem de toda a estrutura do evento, protegendo as armações para que não sejam furtadas ou extraviadas. A segurança permanece ainda até que todas as estruturas sejam desmontadas. Durante o evento, mantém a segurança de todos os participantes da Jornada, controlando o acesso dos veículos nos quatro estacionamentos e os acessos aos portões. Com uma equipe de 30 funcionários, eles fazem com que escritores, visitantes, expositores e direção fiquem tranquilos para aproveitar o evento. Nesta edição, poucas ocorrências foram registradas pelo setor de segurança. Uma criança que se perdeu dos responsáveis foi encontrada pela equipe. Já o setor de limpeza, assim como a segurança, começa o trabalho antes de todos, limpando e organizando o espaço onde os eventos acontecem. Trabalhando em três turnos, os 25 funcionários organizam, desde o espaço para alimentação, até a sala de imprensa. Está é a quarta edição em que a empresa é parceira da Jornada Nacional de Literatura.

(Foto:Lucas Santos-NexJor)

Limpeza foi feita arduamente todos os dias da Jornada (Foto:Lucas Santos-NexJor)
Pela segunda edição, a área médica da Jornada fica por conta da Argus Emergências Médicas. A equipe formada por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um condutor socorrista, atende diversas emergências médicas. Nesta edição, a média de atendimentos chega a 25 atendimentos por dia, desde dores estomacais e dores de cabeça a crise de convulsão, o caso mais grave atendido pela equipe nesta 16ª edição da Jornada. Em comparação com a primeira edição que a empresa participou, houve uma diminuição dos números de atendimentos. Os profissionais chegam meia hora antes do início do evento, e vão embora meia hora depois do termino, para assegurar a saúde daqueles que organizam. A Argus ainda conta com uma U.T.I móvel, para qualquer necessidade mais grave.

Equipe médica da Argus (Foto:Lucas Santos-NexJor)
A praça de alimentação do evento é composta por diversos Food Trucks, com os mais variados lanches. A organização foi feita por uma produtora de eventos. A produtora, além da organização da praça de alimentação, também é responsável pela venda de bebidas. Acostumada a trabalhar em grandes eventos, Joana Cardoso, funcionária da produtora e atendente no setor de bebidas, destaca a diferença de contribuir em um evento tão importante culturalmente como é a Jornada. Ela salientou o interesse de crianças em economizar para comprar livros como algo que não tinha visto ainda. Um dos Food Trucks que estão na praça de alimentação, o Alster Burst Burger, superou sua expectativa de lucro. Com cinco funcionários, o Alster Burger trabalhou nos três turnos para suprir as necessidades de alimentação do público e dos funcionários que participam e trabalham na Jornada. Assim como os funcionários do Alster Burger, Cássia Silva, montadora dos hambúrgueres vendidos no Didios Burger, destacou a diferença de público com que tem trabalhado. Tem sido mais divertido, segundo ela, trabalhar com crianças do que com o público adulto, com quem estava acostumada a trabalhar.

Alster Burger a todo vapor na hora do almoço (Foto:Lucas Santos-NexJor)
Já as pessoas ligadas a secretaria, são aquelas que fazem parte da organização do evento desde o princípio. Participaram da escolha dos livros, montagem das mochilas para as crianças da Jornadinha, responsáveis pela logística de recepção e transporte dos escritores, distribuição de alimentação, credenciais, inscrições e muito mais. Todo este empenho tem deixado o pessoal extremamente cansado fisicamente, mas a alegria de participar da Jornada faz com tal cansaço passe despercebido. Ariéle Farias, estudante de Letras e voluntária na secretaria, destaca a imensa felicidade que tem de participar da Jornada. Para ajudar na escolha dos livros, ela leu muitos dos livros de vários autores, por isso, saber que as crianças também os leram e se encontraram com os autores é mais um destaque para sua felicidade. Thais Geraldi, também estudante de Letras e voluntária na secretaria, salienta o interesse dos pequenos leitores nos autores, e mesmo das próprias voluntárias, que desejavam conhecer aqueles que escreveram as obras que elas leram. “Ao conhecer os autores, realmente a expectativa que nós tínhamos foi superada”, ressaltou Thais.
“É um sonho, sonhado por todos, que está se realizando”, disse Ariéle Farias.
Agora a Jornada vai chegando o fim e todos já começam a sentir saudade e, até mesmo, a ficar triste. Mas a Jornada só acaba quando o último escritor voltar para casa. Hoje por exemplo, depois do espetáculo de encerramento, ainda tem Livros na Mesa: Leituras Boêmias, no bar Maktub. Os autores programados para participar do evento são: Michel Laub e Débora Ferraz, com a atração musical de Chaise Brothers. O evento começa após a seção de autógrafos da noite, as 22:30.
- Mesmo na chuva, os seguranças mantiveram a tranquilidade do público (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- Passam despercebidos, mas sem eles não acontece nada (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- Equipamento médico (Lucas Santos-NexJor)
- Paciente da equipe Argus (Lucas Santos-NexJor)
- Setor de bebidas da Jornada (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- (Lucas Santos-NexJor)
- Atendimento das secretárias (Lucas Santos-NexJor)
More from 16ª Jornada Nacional de Literatura
Os monstros de Mário Corso
O autor fez parte da mesa “Monstros e outros medos colecionáveis”, na última noite da Jornada Nacional de Literatura Mário Corso …