Foi dada a largada, ou melhor, as panelas já estão no fogo e os livros de culinária a postos, porque hoje, 24 de agosto, o Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia, começou! Uma das atividades paralelas à 15ª Jornada Nacional de Literatura, teve seu início na manhã deste sábado no Pavilhão Gastronômico, localizado no Portal da Linguagens, Campus I da UPF.
Estavam presentes na sessão de abertura, o Prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo, o Reitor da Universidade de Passo Fundo José Carlos Carles de Souza, a Vice-Reitora de Graduação Neusa da Rocha, a Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenadora do festival, Bernardete Maria Dalmolin, o diretor da revista Prazeres da Mesa Ricardo Castilhos entre outras autoridades da região. A coordenadora da Jornada Nacional de Literatura, Tania Rösing explicou aos presentes os objetivos do projeto e qual era sua ligação com a literatura, declarando aberto o primeiro evento gastronômico da Jornada.
O Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia vêm no ano de 2013, integrar a programação das Jornada Literárias e através do viés da culinária pretende colaborar com a formação de leitores. Faz-se assim uma Jornada ainda mais democrática, já que atende a variados gostos. Serão servidos neste festival de sabores os pratos típicos da região, ganhadores da Maratona Gastronômica realizada em 2010. Além de aulas temáticas e cursos de culinária que estão disponíveis à população até o término do evento, no dia 01 de setembro, espetáculos teatrais e shows estão previstos na programação.
Após as solenidades, o almoço começou a ser servido no Pavilhão Gastronômico. Cada refeição era identificada por município, os pratos foram: Escondidinho tropeiro, Carpa grelhada ao molho e peixe frito, Massaroto, Porco desossado à pururuca, Saccottini campeiro e o cardápio para crianças: arroz, bife e batata assada.
Documentário: “Muito além do peso”
Parte da sessão de abertura do Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia, aconteceu no centro de eventos da UPF. Lá, foi exibido o filme – documentário “Muito além do peso”, que discute a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos do mercado de propagandas alimentícias. Após a exibição do documentário a coordenadora do festival, Bernardete Dalmolin, mediou a conversa entre médicos, nutricionistas e o público presente.
Foram destacadas as mudanças alimentares da população mundial, que após a Segunda Guerra Mundial aumentou consideravelmente o consumo de comidas prontas e rápidas, os conhecidos fast-foods. Consequência disto é a obesidade infantil ter aumentado cerca de 20% em 30 anos e o maior dos fatores ser a carga cultural, familiar da população – ao contrário do que pensa a maioria das pessoas – e não, a hereditariedade. Outro elemento que chamou a atenção dos participantes, foi saber que o Rio Grande do Sul é o Estado com mais obesos no país, 63% dos gaúchos sofre com a obesidade, consideração que explica o porque dos problemas cardíacos matarem mais do que homicídios no Brasil.
O Festival de Gastronomia é mais um projeto que busca a formação de leitores, com esta nova temática os hábitos dos que não leem frequentemente podem mudar. Porque o que mais define o povo, senão o que ele lê? As atividades desta festa de sabores se estendem até o dia 01 de setembro e a abertura oficial da 15ª Jornada Nacional de Literatura acontece na terça-feira, 27 de agosto
More from 15ª Jornada Nacional de Literatura
A Jornada em números
Confira abaixo no infográfico interativo o balanço final da 15ª Jornada e 7ª Jornadinha em números. Os dados foram cedidos …