A premiação do concurso O imortal Moacir Scliar que ocorreu no Café Literário da 15ª Jornada Nacional de Literatura. Participaram da mesa na premiação o Presidente da Academia Passo Fundense de Letras Osvandré Lech e o Presidente da 7ª Coordenadoria Regional de Educação Omari Augusto Carienzo.
O projeto foi criado em homenagem à Machado de assim e contempla as escolas de Ensino Médio de Passo Fundo. Os alunos enviam seus textos e concorrem em quatro categorias. 12 alunos foram premiados nas categorias: Resenhas, Biografias, Poemas e Textos criativos. Os premiados receberam o livro que ajudaram a escrever, com todos os textos.
Após a premiação os alunos do Colégio Gama de Passo Fundo debateram sobre a polêmica de que a ficção “As aventuras de Pi”, escrita por Yann Martel, teria sido um plágio do romance Max e os felinos, de Moacyr Scliar. O livro de Scliar conta a história de um refugiado de guerra, que vem da Alemanha para Porto Alegre, já a do escritor canadense se passa inteiramente em um naufrágio que ocorre no caminho entre a Índia e os Estados Unidos.
O debate dividiu opiniões, mas todos concordaram que a semelhança existe, principalmente pelo fato dos felinos estarem presentes em ambas as histórias. Paulo Monteiro deu sua contribuição no debate, enfatizando que não acredita que o plágio tenha ocorrido. “Existe plágio e existe coincidência.”
Você pode conferir abaixo a lista e galeria de fotos dos premiados na 5ª edição do concurso O imortal Moacyr Scliar.
Categoria Resenhas:
1º lugar – Vitória Paz
2º Marcelo Lima
3º Francine Leite
Categoria Biografias:
1º Eduardo de Oliveira
2º Maria Eduarda Lopes
3º Alci Brum
Categoria Poemas:
1º Pietra Pinotto
2º Marina Rezende
3º Aline Muniz
Categoria Textos Criativos:
1ºVitória Cabonara
2º Rafael Bertold
3º Giovana Vieira
More from 15ª Jornada Nacional de Literatura
A Jornada em números
Confira abaixo no infográfico interativo o balanço final da 15ª Jornada e 7ª Jornadinha em números. Os dados foram cedidos …