Qual criança não se sente atraída por uma boa história? Além de trabalhar o imaginário e desenvolver a criatividade, isso ajuda a formar leitores, segundo a assessora técnica do departamento nacional do SESC – Serviço Social do Comércio -, Mônica Merola. “Esse espaço para contar histórias é importante porque estimula a criança a ter opinião própria desde muito cedo”, comenta a assessora. Essa é apenas uma das atividades trazidas pelo SESC para a 15ª Jornada Nacional de Literatura.
Desde 2005, a entidade monta um stand durante a semana de manifestação literária, mas, neste ano, a novidade é o espaço dedicado ao conto de histórias, que acontece quatro vezes por dia, sempre por um contador convidado. A “Intervenção Literária”, como é chamado o momento, é esperado por dezenas de crianças atenciosas que, sentadas no chão, escutam silenciosamente as apresentações.
O stand não é pequeno. O espaço é dividido com estantes recheadas de livros publicados pelo próprio Sesc, entre eles os ganhadores do “Prêmio Sesc de Literatura” – concurso nacional que premia os melhores contos e romances. Ainda, no Centro de Eventos da UPF, que fica ao lado do Portal das Linguagens, a entidade trouxe a exposição do ilustrador André Neves. A principal preocupação, segundo a Mônica, e das aproximadamente 20 pessoas que trabalham por dia no stand, é montar um ambiente acolhedor e aconchegante, onde as pessoas possam tomar conhecimento das publicações, ouvir uma boa história e tomar um café.
As atividades acontecem até sábado, com uma bate-papo de encerramento com André Neves. O stand do Sesc fica no Portal das Linguagens, em frente ao Espaço Digital.
More from 15ª Jornada Nacional de Literatura
A Jornada em números
Confira abaixo no infográfico interativo o balanço final da 15ª Jornada e 7ª Jornadinha em números. Os dados foram cedidos …