Na manhã de hoje (06/10), um exemplo de solidariedade aconteceu na 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha. O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, apresentou ao público o livro: “Mensagens de amor, sem olhar a quem!”, escrito por Larissa Shons e pela Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo.
Os integrantes do Serviço de Hemoterapia também distribuíram boletins informativos sobre doação de sangue, contando como é feito o procedimento. Eles também agradeceram aos doadores que já fizeram sua contribuição e sensibilizaram a todos lembrando da importância do ato de doar sangue.
- Material utilizado pelos responsáveis para divulgar seu livro (Foto: Daniele Pezzutti)
- Pílulas dos projetos que recebem as mensagens de todos os doadores e receptores (Foto: Daniele Pezzutti)
Os profissionais marcaram presença na sessão de autógrafos do livro. A publicação consiste no resultado de dois projetos promovidos por eles: o primeiro, “Pílula da vida”, surgiu em 2011 com a intenção de trocar mensagens entre doadores e receptores; já o segundo, “Pílula do bem”, surgiu em 2012 com a intenção de incentivar mais pessoas a doarem sangue. O livro apresenta algumas mensagens selecionadas de ambos os projetos e também desenhos de crianças que ainda não sabiam escrever.

Responsáveis pelos projetos: “Pílula da Vida” e “Pílula do Bem” (Foto: Daniele Pezzutti)
A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, e coordenadora do Cômite Gestor da Jornada, Bernardete Dalmolin, marcou presença na sessão e estava empolgada com a participação deste livro no evento:
“A importância deste momento é fundamental. Acredito que ele precisa estar em todos os lugares, em todos os momentos, e na Jornada é o momento certo, até porque o grupo trabalha de forma permanente incentivando a doação de órgãos, doação de sangue, fazendo orientações de promoção de prevenção à saúde e estão produzindo um pequeno grande livro que fala de uma forma agradável a respeito de todo o cuidado que nós, enquanto humanos, precisamos ter uns com os outros. É fundamental que vocês estejam aqui espalhando, publicando, publicizando todo esse trabalho”, disse.
A responsável técnica do projeto, Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, comentou sobre a publicação do livro e a sensação de todo o projeto idealizado por ela e seus colegas estar integrando a programação da Jornadinha:
“A sensação, resumindo, é de gratidão. Gratidão de poder estar mostrando para a comunidade essa humanização do ato da doação. O projeto Pílula da vida surgiu em 2011 e é uma oportunidade do doador expressar uma mensagem para o paciente e o paciente agradecer o ato. Em 2012 surgiu o Pílula do bem, pela necessidade de estar expressando e incentivando outras pessoas a doar. Coletamos três anos de seleção de mensagens de crianças que se expressam pelo desenho, e acabaram proporcionando essa comunicação”, explicou, justificando a importância da doação, pois, infelizmente, não há nada que substitua o sangue humano.

Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo (Foto: Daniele Pezzutti)
Os alunos do curso de Medicina da UPF visitaram o estande e se emocionaram com a iniciativa e com o fato de trazer este assunto de importância universal para a Universidade e para a Jornadinha.
More from 16ª Jornada Nacional de Literatura
Os monstros de Mário Corso
O autor fez parte da mesa “Monstros e outros medos colecionáveis”, na última noite da Jornada Nacional de Literatura Mário Corso …