Ricardo Azevedo é escritor e ilustrador paulista. Ele participou hoje pela manhã da ‘conversa com o escritor’ com cerca de 5 mil crianças, que ouviram um pouco sobre sua carreira e seus livros. Entre um autógrafo e outro, Ricardo respondeu algumas perguntas:
A iniciativa para a leitura em uma criança começa quando e onde?
Ricardo: Eu acho que a criança que convive com leitores, que tem pais que gostam de ler, tem boas chances de ser leitora, é uma questão de conviver com gente que tem experiência com livros. O problema é que muitos pais e até professores não são leitores, não tem o hábito da leitura.
Como você vê o incentivo à leitura no país?
Ricardo: Na verdade eu não acompanho isso muito de perto, mas o que eu tenho certeza e posso dizer pra você é o seguinte: nunca se falou tanto na importância dos livros, na importância de formar leitores como se fala hoje, pelo menos eu não lembro de algo assim antes. Isso é positivo, parece que caiu a ficha da sociedade, que nos demos conta de que é preciso melhorar a educação, fazer com que as pessoas leiam. Eu sou otimista, apesar das dificuldades.
Como ilustrador também, como você vê essa relação texto/imagem, um sobrevive sem o outro?
Ricardo: É difícil responder. Há vários tipos de livros; há livros que o texto se basta por si só, nem precisa de imagens; se ele tiver imagens, elas vão acrescentar coisas, trazer um significado maior à esse texto. Mas vamos analisar um caso que todos conhecem que é o “Menino Maluquinho”, no qual texto e imagem são inseparáveis. O Ziraldo disse coisas com o texto e disse outras coisas com a imagem, e somando tudo deu “Menino Maluquinho”. E ainda temos os livros sem texto, só com imagens.
Um tema que tem entrado muito em debate é sobre a ‘leitura de imagens’. É importante trabalhar isso no ser humano, esse tipo de percepção, de enxergar além do que a imagem está mostrando?
Ricardo: Eu acho estranho que as pessoas falam às vezes em literatura além do verbal, se referindo a imagens, pois o próprio termo literatura já se refere à escrita, ao texto. Acho que esse não seria um termo correto, mas uma coisa é importante sim: as crianças devem aprender a ler um texto e a olhar imagens, porém, para se analisar a capa de um livro por exemplo, é preciso conhecer minimamente a história da arte, coisa que poucas pessoas conhecem, mas a raiz de muitas imagens está na história da arte, e se as pessoas não sabem, elas podem significar qualquer coisa.
Planos para o futuro, o que vem por aí ?
Ricardo: Estou escrevendo um texto… não tem nem título ainda (risos), mas está em desenvolvimento.
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