Projetos e prêmios

O Núcleo Experimental de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo é o espaço onde os alunos da Faculdade de Artes e Comunicação podem vivenciar a prática da produção noticiosa num ambiente multimídia, experimentando linguagens específicas e sua convergência. Mais do que isso, é um espaço de construção e reconstrução do texto jornalístico a partir da análise, da interpretação e do desenvolvimento de princípios ético diante da realidade hora representada. O Nexjor funciona de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite. Sua equipe é formada por 10 estagiários do curso de Jornalismo, 02 funcionários e 04 professores. Suas principais atividades estão relacionadas a produção de  programas ou programetes em áudio e vídeo, produtos impressos, e sua respectiva convergência no espaço online. Hoje, o Nexjor abastece diariamente 10 emissoras de rádio de Passo Fundo e região, um portal de informações, alimenta redes sociais, produz um jornal mensal e um livro de crônicas anual. Além disso, realiza a cobertura de eventos, transmitindo-os através do espaço online e das emissoras parceiras, ao vivo, para o público em geral.

PARCERIAS

Infocâmbio Universitário

O Infocâmbio Universitário publica notícas e reportagens produzidas por alunos de Jornalismo de diferentes universidades e centros universitários do Rio Grande do Sul. O projeto começou em 2010 a partir de um intercâmbio entre a Unisinos e a Unisc. Em 2011, a partir do 1º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, outros seis estabelecimentos de nível superior passaram a integrar a rede. Todas as matérias são pautadas, apuradas e redigidas por estudantes, sob a orientação de professores de Jornalismo. Com isso, configura-se um canal alternativo para a circulação de informações na web.

Site: www.infocambiouniversitario.com.br/

Rádio FM Cultura

A FM Cultura 107.7 Mhz, é a emissora da Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão, entrou no ar no dia 20 de março de 1989. Em sua grade de programação ela abriga o programa/projeto UNIRÁDIO, um espaço para os estudantes de jornalismo das universidades gaúchas. É um programa de laboratório dos estudantes, que vai ao ar nos sábados, às 17h30.

Site: www.tve.com.br

Criar Brasil – Centro de Imprensa Assessoria e Rádio

O CRIAR BRASIL – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio – é uma organização não-governamental que tem como objetivo “apoiar as organizações dos movimentos sociais através da produção, capacitação, assessoria e pesquisa radiofônica, visando a democratização da comunicação no Brasil.” A sua equipe de jornalistas e radialistas trabalha na produção de programas de rádio, spots, vinhetas e outros materiais em áudio, sintonizados com a promoção da cidadania e distribui esse material para uma rede de emissoras de rádio, espalhadas em todo o Brasil.Além das produções, o Criar também privilegia a troca de experiência com comunicadores de todas as regiões do país, através de projetos de capacitação para o rádio promovendo seminários e participando de atividades de outras instituições.

Site: www.criarbrasil.org.br

Obturador Sonoro – RádioWeb

O OBTURADOR SONORO é uma rádioweb, de Caxias do Sul/RS,  voltado ao público da fotografia. Tem perfil de rádio FM, porém sem intervalos comerciais, com apoiadores e parceiros culturais. Seu objetivo é trazer os conteúdos fotográficos através de entrevistas com profissionais, informações sobre cursos, oficinas, eventos e concursos, tudo permeado com músicas variadas.

Site: www.obturadorsonoro.com

 

PROJETOS, PROGRAMAS E PRODUTOS

Entre os materiais produzidos pelo Nexjor estão os seguintes programas e produtos

Conhecimento em série: reportagem especial em 05 capítulos, resgatando temas de importância comunitária ou abordando assuntos da atualidade.

UPF Notícias: boletim diário a partir fatos, eventos e projetos desenvolvidos na Universidade de Passo Fundo. As notícias buscam privilegiar dentre estas atividades desenvolvidas na instituição, aquelas que correspondem ao interesse e as necessidades da audiência.

PraLer/Zer: tradicional jornal do Curso de Jornalismo, feito por alunos do curso e editado na NEXJOR, circulou por 23 edições e está passando por reformulação completa em termos editoriais, gráficos e de formato.

Crônicas Faquianas: projeto desenvolvido há cinco anos, reúne cronistas saídos dos corredores da FAC e de outras unidades da UPF, que escrevem crônicas sobre temas variados. Selecionados por uma comissão julgadora, anualmente é lançado um livro reunindo os trabalhos escolhidos.

Revista NEXJOR: ainda sem título definido, a NEXJOR está trabalhando no projeto gráfico e editorial de uma revista especial Bi-Mensal com reportagens aprofundadas, infográficos, informação e cultural geral. Aguarde!

Sintonia: programa de entrevista com especialistas, pesquisadores, organizadores, voluntários, bolsistas e estagiários de projetos desenvolvidos na UPF, eventos de importância regional e temas sugeridos pela comunidade ouvinte.

Sintonia, som e sentido: Programa de entrevista com bandas e músicos de Passo Fundo e região; ou com artistas renomados no cenário nacional e internacional com quem a equipe do Núcleo de Jornalismo tenha a oportunidade de contato.

Momento Natural: programa sobre plantas medicinais, com dicas de preparo e uso. A produção é uma parceria entre Agexrtv e NIPROM – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Produtos Naturais da UPF.

Núcleo de Ficção: produção, roterização e/ou adaptação de textos literários para o rádio: contos, crônicas, poemas, novelas.

De mulher para Mulher: programete realizado em parceria com o Grupo de Promotoras Legais Populares de Passo Fundo e com a União Brasileira de Mulheres, com o objetivo de refletir a cerca dos direitos sociais e políticos da mulher.

UPF Serviço na TV: O UPF SERVIÇO é um programete de vídeo de 1min e 30seg (aproximadamente), que mostra  projetos, ações, iniciativas e serviços prestados  pela UPF e também por instituições  governamentais e não-governamentais. O programete tem como objetivo mostrar os projetos de extensão e as ações da Universidade de Passo Fundo e a comunidade.  Para isso a equipe visita os locais onde a população recebe atendimento ou assistência. É lá que descobre personagens que são exemplos de vida e dedicação, pois além de dar voz aos acadêmicos, coordenadores e voluntários que se dedicam a quem precisa de ajuda, o programa também ouve as pessoas beneficiadas. O UPF Serviço ainda abre espaço para que as entidades retratadas no programa solicitem doações aos telespectadores e ao Poder Público. O programa prima por abordar o lado positivo das pessoas e dos serviços oferecidos pelas entidades ou núcleos de atendimento. O programete é produzido pelos estagiários do Núcleo de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação, com o suporte técnico do Laboratório de TV da Universidade de Passo Fundo. O programa é  exibido na grade de programação da UPF TV.

Universidade Aberta: Para que a comunidade tenha acesso ao conhecimento científico produzido pela Universidade de Passo Fundo, a UPF TV apresenta na sua programação O Universidade Aberta. O programa semanal é produzido pelos estagiários da Agência coordenados pela Prof. Denise Serafini. A equipe do núcleo de jornalismo atua na produção do programa exibido semanalmente na UPFTV. A proposta do programa é levar à comunidade o conhecimento científico produzido na intituição. Assista todas as terças-feiras, às 20h30, o programa inédito, e as quintas-feiras, às 20h, a reprise.

Portal Nexjor: Esse site pelo qual você navega é o espaço que congrega todo o trabalho realizado pela equipe do Nexjor.  Programas de rádio, coberturas online, reportagens especiais, produção em vídeo, coberturas fotográfias e flip para materiais impressos. Ele é atualizado diariamente e, além dos alunos ligados ao Núcleo, também conta com a colaboração dos alunos de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo.

Outros projetos que recebem suporte do Núcleo de Jornalismo

Rádio Poste: o projeto atende a feiras, mostras, congressos e jornadas promovidas pela Universidade de Passo Fundo ou entidades da região, através de uma equipe de redação e um pequeno estúdio instalado no local onde tais encontros acontecem. A Radio Poste funciona durante todo o evento e articula-se a partir de uma programação que contempla a realização de entrevistas com os participantes e convidados, a produção de boletins, a divulgação de informações e recados e a seleção musical do ambiente. Integram a equipe de trabalho os estagiários da Agexrtv e outros alunos do curso de Jornalismo selecionados para a ocasião.

Meu bolso furou, e agora? Projeto de extensão em parceria com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e a Faculdade de Economia da Universidade de Passo Fundo, com o objetivo de orientar as pessoas, através da produção de um programa de rádio, de caráter educativo, veiculado na emissora Rádio UPF 99FM, sobre técnicas de gestão das finanças pessoais visando o planejamento financeiro do orçamento pessoal ou familiar. A educação financeira consiste em uma proposta didático-pedagógica que visa educar as pessoas a lidar com as suas finanças pessoais de forma responsável e sustentável aprendendo procedimentos de como ganhar, gastar, poupar e investir os seus recursos financeiros de forma organizada e planejada.

Audioteca: um projeto em parceria com a Associação de Cegos de Passo Fundo e Carazinho, que surge a partir da a partir da necessidade destas associações em organizar momentos e espaços de leitura para deficientes visuais, resgatando a palavra escrita através do som. O projeto consiste na produção de áudios contemplando textos de diferentes naturezas como: informativo, opinativo, noticioso e literário. Esses textos são indicados pela APACE/ACADEC ou sugeridos pela AGEXRTV. Finalizado o processo de produção, os áudios são entregues para as respectivas associações, que disponibilizam o material para seus associados.

Saúde no rádio: projeto de extensão viabilizado pelo trabalho integrado dos cursos de Medicina, Farmácia e Jornalismo da UPF, com o objetivo de divulgar informações qualificadas sobre saúde na comunidade abrangida pela instituição. A integração dessas áreas está ancorada em sua necessidade de compartilhar estruturas conceituais, construindo de forma articulada teorias, conceitos e abordagens na busca de soluções aos problemas comuns no âmbito da promoção de saúde. O projeto efetiva-se, então, por meio da produção de programas radiofônicos veiculados na rádio 99UPF, assim como nas demais emissoras parceiras do Núcleo Experimental de Jornalismo, cujas pautas foram apontadas através de um levantamento de demandas junto ao público ouvinte.

Circuito de cinema, cultura e psicanálise – evento de extensão da UPF em parceria com a Associação Projeto de Psicanálise, o projeto consiste na exibição de 03 filmes (longa-metragem) pré-selecionados pela comissão organizadora do evento, cada um deles seguido de uma análise feita por professores de comunicação, psicologia, história e filosofia, contemplando as especificidades dos aspectos abordados pela narrativa nas respectivas áreas. Após esta análise inicial o debate é aberto ao público presente, que pode encaminhar perguntas a mesa de debatedores ou contribuir com a discussão fazendo considerações à cerca do filme apresentado. Os alunos ligados ao Nexjor trabalha com equipe de apoio ao evento e os professores integram as mesas de debate.

PRÊMIOS

A Agência Experimental de Rádio e TV da Faculdade de Artes e Comunicação ganhou alguns prêmios com seu trabalho, entre eles estão:

Evento: Prêmio Unirádio FM Cultura 2008
Premiação: 2o lugar
Categoria: Rádio/TV, sub-categoria Reportagem.
Produto: reportagem em série sobre a marca de refrigerantes “Coca-cola”
*  *  *
Evento: Expocom / Intercom 2006
Premiação: 3o lugar
Categoria: Rádio/TV, sub-categoria Webrádio.
Produto: Conta-gotas (www.conta-gotas.podomatic.com)
*  *  *
Evento: Prêmio Unirádio FM CULTURA 2006
Premiação: Destaque radiofônico
Produto: adaptação em áudio do texto “A aliança” de Luiz Fernando Veríssimo.
*  *  *
Evento: Expocom / Intercom 2005
Premiação: 1o lugar
Categoria: Rádio/TV, sub-categoria Agência Jr. Experimental.
Produto: Portifólio
*  *  *
Evento: Prêmio Unirádio FM CULTURA 2005
Premiação: 1o lugar
Categoria: Reportagem
Produto: série de reportagens, sobre Internet, divididas em capítulos.
Título: Navegando nas ondas da web
* * *
Evento: Prêmio Unirádio FM CULTURA 2005
Premiação: 1o lugar
Categoria: Rádio ficção
Produto: adaptação da fábula “O cágado e a festa no céu”.
*  *  *
Evento: Prêmio Unirádio FM CULTURA 2005
Premiação: Destaque radiof6onico
Produto: reportagem em série sobre a cultura gaúcha.
*  *  *
Evento: 24º Set Universitário PUCRS – 2011
Premiação: melhor weblog de jornalismo online
Produto: portal Nexjor

*  *  *
Evento: 27º Set Universitário PUCRS – 2014
Premiação: melhor reportagem digital
Produto: especial sobre os 50 anos da ditadura militar